Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 20 de Abril de 2024

Noticias

EM MEIO À PANDEMIA...Reajuste na tarifa de energia elétrica passa a vigorar em MT

O percentual foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica

03 de Julho de 2020 as 08h 00min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

Em tempos de pandemia, há sempre a necessidade de se reinventar, visto que milhares de pessoas perderam seus postos de trabalho em virtude da repentina desaceleração da economia mundial, brasileira e mato-grossense. Com muita dificuldade, muita gente batalha o pão de cada dia para pagar seus tributos e colocar alimento na mesa da família. E ignorando todos esses preceitos, agora, todos teremos que pagar uma conta mais alta de energia elétrica.

Isso porque Mato Grosso sofreu um reajuste médio de 2,47% na tarifa de energia elétrica, que já está valendo. O percentual aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deveria ter entrado em vigor em abril, mas devido à pandemia da Covid-19, foi suspenso.

Normalmente, todos os anos as tarifas de energia elétrica são reajustadas ou revisadas. Isso ocorre todo mês de abril. Em reunião realizada na época, a Diretoria Colegiada da Aneel, órgão responsável por estabelecer as tarifas de energia elétrica em todo o Brasil, aprovou a Reajuste Tarifário Anual de 2020 da Energisa Mato Grosso.

Contudo, em meio à pandemia, a Aneel suspendeu a aplicação das tarifas aprovadas até o dia 30 de junho. Pelo cronograma normal, entrariam em vigor a partir de 8 de abril.

O Presidente Regulador da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (AGER/MT), Luis Alberto Nespolo, explica: "Infelizmente a postergação que a Aneel aprovou lá atrás em abril na reunião regulatória que definiu o aumento não foi suficiente para vencer o período de pandemia".

Conforme o Diretor Regulador de Energia e Saneamento da AGER/MT, Wilber Norio Ohara, o efeito médio a ser percebido pelos consumidores mato-grossenses é de 2,47%. "No caso dos consumidores residenciais, o reajuste é ainda menor, será de apenas 1,50%", destaca.

Ao receberem a fatura, caso não entendam ou não concordem com os valores ou informações ali contidas, os consumidores podem entrar em contato com a própria Energisa Mato Grosso para solicitar esclarecimentos ou registrar a reclamação.

Se após o contato com a distribuidora o reclamante não se sentir satisfeito, ele pode entrar em contato com a Ouvidoria da AGER/MT pelos diversos canais de atendimento disponibilizados, entre eles, o telefone 0800 727 0167 ou WhatsApp (65) 98435-7458.

A AGER/MT desenvolve as atividades de fiscalização dos serviços públicos de distribuição e geração de energia elétrica no Estado de Mato Grosso, além da atividade de Ouvidoria Setorial e Mediação Administrativa. Algumas atividades, como a definição de Normas e Homologação de tarifas continuam sendo realizadas de forma centralizada pela (Aneel).

Veja Mais

Abílio é condenado por ofensas a Botelho

Publicado em 20 de Abril de 2024 ás 07h 45min


Nova Rota prevê autorização das obras de viadutos em Sinop para junho

Publicado em 20 de Abril de 2024 ás 05h 46min


Defensor do agro, Rogério Marinho palestra sobre economia e política

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 18h 53min


Jornal Online

Edição nº1278 20/04/2024