Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 19 de Abril de 2024

Noticias

EM PERTH; Sinopense reside em cidade australiana que registrou 1ª morte pelo coronavírus

Leonardo Perim mora em Perth, cidade que registrou óbito no domingo

03 de Março de 2020 as 08h 00min

Foto: Koji Sasahara

JOSÉ ROBERTO GONÇALVES

jrgsinop@hotmail.com

 

A Austrália confirmou no domingo (1º) a primeira morte no país por Covid-19 — a doença causada pelo novo coronavírus. Trata-se de um homem de 78 anos que estava no navio de cruzeiro Diamond Princess, colocado em quarentena no Japão.

De acordo com autoridades de saúde australianas, a mulher do paciente — uma idosa de 79 anos — também estava no navio e contraiu o novo coronavírus. Ela ainda está isolada em tratamento um hospital e passa bem.

O caso foi registrado em Perth, no oeste do país da Oceania, cidade onde reside o advogado Leonardo Perim de Paula, de Sinop, que mora com a esposa na Austrália há menos de seis meses.

Segundo ele, já são mais de 27 casos confirmados em todo o país, mas esse foi o primeiro óbito. Ele conta que as autoridades australianas têm tomado medidas de para conter o avanço da doença. “O governo fechou os aeroportos para quem vem da China. Todos os aviões têm que ir para uma ilha e ficam 15 dias em observação, e só depois podem entrar. Entretanto, agora tem que se preocupar com quem vem de outros países”, conta Leonardo, com ao Diário do Estado MT.

Apesar do estado de atenção, o WA Premier – espécie de governador da região – pediu para que os cidadãos continuem suas vidas normalmente. “Mas encontrar máscaras e álcool em gel já está difícil, porque muitos chineses compraram e enviaram para familiares em seu país, pois lá não estão encontrando mais”, explica.

Questionado sobre algum possível caso de xenofobia – medo ou rejeição a estrangeiros –, os principais alvos de burocracia hoje são os chineses, já que o coronavírus teve início justamente na China. “Eles estão sofrendo quanto ao visto, todos estão sendo recusados no momento e os que aplicaram para residência estão agora em stand by”, completo.

 

PELO MUNDO

Outro país a informar sua primeira vítima fatal por Covid-19 foi a Tailândia, mais de um mês após se tornar a primeira nação fora da China a reportar a infecção. Ao longo do fim de semana, Armênia, Irlanda, Luxemburgo, Equador e Catar relataram suas primeiras infecções. Em todo o mundo já são mais de 2,9 mil mortos e 86 mil infectados.

A China reportou neste domingo novas 35 mortes e mais 573 casos da infecção, elevando o número de vítimas fatais a 2.870 e um total de 79.824 infectados. Entre os mortos contabilizados está um médico de Wuhan que foi infectado durante o combate ao vírus, informou o hospital local.

Outros países com acelerado crescimento no número de casos nos últimos dias também atualizaram seus números no fim de semana. Na Coreia do Sul, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças anunciaram 586 novos casos confirmados no domingo, incluindo uma morte. Com isso, o país já contabiliza 18 mortes e 3.736 casos. A Itália relatou neste sábado mais oito mortes de infectados pelo vírus, chegando a 29 vítimas fatais no país, enquanto o número total de casos no país subiu a 1128. O Irã anotou 43 mortes e 596 infectados.

Veja Mais

Projeto-piloto garantirá produção e venda de gengibre e açafrão

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 55min


Para Janaina, MDB sairá prejudicado caso tenha candidato em Cuiabá

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 54min


AL debate impactos da ZPE em Cáceres

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 53min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024