Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 28 de Março de 2024

Noticias

EM TRAMITAÇÃO: PL pretende regularizar 300 mil propriedades rurais

Texto amplia para seis módulos fiscais o limite de área das propriedades

16 de Março de 2021 as 10h 30min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

O projeto de lei (PL) 2633 de 2020, que tramita na Câmara dos Deputados, pode ajudar a garantir a regularização fundiária de aproximadamente 300 mil produtores rurais que ainda não têm o documento das terras. O texto amplia para seis módulos fiscais o limite de área das propriedades que podem requerer a titulação das terras utilizando o sensoriamento remoto.

A estimativa foi dada pelo autor da proposta, deputado federal Zé Silva (SDD-MG), com base nos dados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). “Hoje temos aproximadamente 300 mil cadastros de requerimentos para se regularizar”, afirmou o deputado.

Ele ainda justificou o projeto como uma forma de fazer justiça às famílias que migraram para a Amazônia no final do século passado com a promessa de apoio do governo. “O próprio governo, logo depois da década de 1970, chamou milhares de produtores, famílias, do Sudeste, do Centro-Oeste e do Sul do Brasil, especialmente para a região Amazônica, falando que o governo iria ajudá-los. Alguns já estão na terceira ou na quarta geração e ainda não têm o documento da terra. E o proprietário que não tem documento da terra é igual cidadão que não tem identidade e CPF”, disse o parlamentar.

O consultor de Política Agrícola da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Thiago Rocha, defendeu a aprovação de leis que facilitem a regularização fundiária. Entre os pontos levantados para amparar a importância da medida, estão a segurança jurídica e o cumprimento do Código Florestal.

“Para nós, é importante que o produtor tenha o registro dessa propriedade para que ele possa ter uma mínima segurança de que ele não vai ter sua propriedade invadida, já que a anos ele está lá produzindo, e que ele vai poder fazer os investimentos necessários, inclusive para a implementação do Código Florestal”, disse Rocha.

 

MP 910

O debate da regularização fundiária ganhou força nos últimos anos com a medida provisória (MP) 910 de 2019. A medida, que tinha força de lei por 120 dias, perdeu a validade e deixou de ser aplicada. No entanto, as discussões sobre o tema continuaram e outros projetos de lei foram propostos com base na MP, como o projeto de lei 2633 de 2020.

Um dos aspectos em que o PL se diferencia da MP original sobre o tema é o limite de extensão da propriedade que permite a dispensa da visita técnica na propriedade para a regularização. Na medida, eram 15 módulos fiscais; já no projeto, são seis módulos fiscais. Segundo o deputado federal, 92% dos 300 mil cadastrados no Incra são de propriedades com até seis módulos fiscais.

Outro ponto de mudança é a ampliação da lei para todo o território nacional. A MP restringia as novas regras apenas para a Amazônia Legal. A lei atual, 11.952 de 2009, também mantém as condições de titulação de terras somente para a região Amazônica. Com o projeto de lei, as facilidades da regularização passam a ser para todo Brasil.

A medida também colocava um marco temporal, ou seja, uma data limite em que as ocupações foram feitas, que foi mantido pela nova proposta de lei. A nova data, 22 de julho de 2008, coincide com o já existente no Código Florestal.

Veja Mais

Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Programa Saúde na Escola será lançado nesta quinta em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 09h 10min


Jornal Online

Edição nº1262 28/03/2024