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ESCOLAS-PILOTO: Reforma do Ensino Médio pode limitar acesso ao conhecimento
22 de Outubro de 2019 as 07h 30min
MT pode ter até 12 escolas-piloto – Foto: Junior Silgueiro/Seduc-MTDA REPORTAGEM
A Reforma do Ensino Médio, proposta durante o Governo Michel Temer, pode limitar o acesso ao conhecimento, aponta Gilmar Soares, dirigente da subsede de Varzea Grande do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT). Para ele, a reforma “elimina a base do conhecimento que os estudantes tanto necessitam para sua formação humana e profissional”. No estado, 12 escolas serão as primeiras a adotar o novo modelo.
Por meio da reforma, a carga horária passará de 800 horas anuais para mil, além de ter uma nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que promete trazer uma flexibilização curricular, e os itinerários formativos, que estão divididos em Linguagens (Português, Inglês, Artes e Educação Física), Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e Ciências Humanas e Sociais (História, Geografia, Sociologia e Filosofia) e Formação Técnica e Profissional.
As redes de ensino no Brasil terão autonomia para escolher tais itinerários, sendo dois por município. Tal escolha será feita tendo como base uma consulta prévia na comunidade escolar visando suprir suas necessidades educacionais. Até quarta (23), o Documento de Referência Curricular de Mato Grosso (DRC-MT) está disponível para consulta pública.
Em Mato Grosso, o Novo Ensino Médio será implementado em 12 escolas-piloto, sendo oito em Cuiabá, duas em Várzea Grande, uma em Nobres e outra em Acorizal. Deste total, sete são escolas de Ensino Médio Integral (EMTI). As 12 unidades educacionais já estão se preparando para a implementação.
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