Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 19 de Abril de 2024

Noticias

ESCOLHIDO: Leitão é o candidato do nortão ao Senado

O norte de Mato Grosso nunca teve um senador eleito como representante

13 de Março de 2020 as 06h 30min

Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados

CLEMERSON SM

clemersonsm@msn.com

 

Com o encerramento do prazo de convenções para os partidos escolherem seus candidatos para a eleição suplementar que acontece no próximo dia 26 de abril.

Ontem (12) em evento realizado na Câmara de Vereadores de Sinop, o PSDB confirmou que o ex-deputado federal, Nilson Leitão é o nome do partido para a disputa. Ao Diário do Estado, Leitão reforçou o desejo de ser senador da República e também relatou a importância que é para a região norte do estado ter seu representante.

Até hoje Mato Grosso teve 17 senadores, dez deles tinham ou têm sua base política na capital Cuiabá, outros cinco com ligação à Rondonópolis e um com a cidade Cáceres.

Na visão do ex-deputado, chegou a hora do norte ter o seu representante no Senado Federal.

“É hora também de ter uma voz em regiões que nunca teve. Somos a segunda maior população, maior PIB, segundo maior colégio eleitoral e isso tudo foi a motivação inicial da região onde nasci, onde fui prefeito, e também me sinto preparado para representar Mato Grosso fui parlamentar que fui líder pode sete anos, apresentei projetos em todas as áreas, tenho um relacionamento muito forte em Brasília para ajudar Mato Grosso, não estou indo lá para aprender”, disse.

Por ser uma eleição suplementar ela terá características atípicas das demais. Os eleitores estarão focados apenas neste cargo, o que vai possibilitar com que os candidatos falem de uma forma mais direta com o eleitor mato-grossense.

“Será uma eleição onde terá uma maior qualidade de tempo e vai poder falar direto com o eleitor. Em 2018 o voto foi muito terceirizado onde as pessoas votaram mais no candidato que estava no Grupo A ou no Grupo B, agora n ão, agora é um programa seu, você vai falar direto com o eleitor, que tiver melhor proposta e projeto vai ter mais capacidade de convencimento” relata Leitão.

Mas se a eleição suplementar traz essa vantagem aos candidatos, um ponto negativo também acompanha essa atípica eleição. Leitão acredita que o maior desafio desta campanha vai ser levar o eleitor para a urna, reduzindo o máximo possível o número de abstenções que costuma ser muito grande nessas ocasiões.

“Sem dúvida existe a preocupação, é histórico, os estados que tiveram isso [uma eleição suplementar] não tiveram um número de eleitores satisfatório, com menos de 50% de presença. Então o grande desafio primeiro é comunicar e o eleitor saber que tem eleição, e que é para o Senado Federal, e que o eleitor precisa votar, levar o eleitor para a urna é o grande desafio” disse Leitão que na eleição de 2018 obteve pouco mais de 330 mil votos ao Senado.

 

 

Veja Mais

Legislativo tem quase 300 pautas referentes ao agro em análise

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 14h 54min


Manchester United projeta barca ao fim da temporada

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 13h 55min


Sinop fecha com técnico Charles Araújo para a Segunda Divisão

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 12h 52min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024