Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 28 de Março de 2024

Noticias

ESCOLHIDO; Mendes e mais sete governadores pedem reforços para combater Coronavírus

Carta conjunta foi assinada na quinta-feira no Fórum dos Governadores da Amazônia Legal

14 de Março de 2020 as 06h 30min

Foto: Jader Paes/ Agência Pará

DA REPORTAGEM

 

O governador Mauro Mendes e mais sete governadores/vice-governadores dos estados que compõem a Amazônia Legal assinaram carta conjunta, na qual solicitam reforços ao Governo Federal para as medidas de prevenção e combate ao Coronavírus. Este é o primeiro bloco de governadores a se reunir para traçar ações conjuntas para conter o contágio da doença.

A carta foi assinada na noite de quinta-feira (12), ao final do Fórum dos Governadores, realizado em Belém (PA) durante esta semana. Até o momento, nenhum caso de Coronavírus foi registrado nos estados do consórcio: Mato Grosso, Pará, Amapá, Maranhão, Roraima, Tocantins, Amazonas e Acre.

“Ante o cenário de emergência sanitária, manifestamos nossa preocupação com o advento do coronavírus (Covid-19), com suas potenciais consequências para a saúde da população”, diz trecho do documento.

No documento, foi requisitado à União o imediato aporte de recursos para custear as ações emergenciais referentes ao avanço do vírus, além da “habilitação e imediata instalação adicional de 1.000 leitos de UTI para reforço da rede de cuidados intensivos” para estes estados.

“Em Mato Grosso, temos tomado e continuaremos a tomar todas as medidas necessárias, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde. A Secretaria de Estado de Saúde também tem divulgado periodicamente a situação dos casos suspeitos. Ainda que não tenhamos nenhum caso confirmado, é necessário agir de forma preventiva”, ressaltou o governador.

 

 

ATUAÇÃO

DE MT

No Estado, no mês de fevereiro foi instituído o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE-MT), que é composto por profissionais do Estado, municípios e autoridades do Ministério Público.

O Centro de Operações é o responsável por tomar as decisões estratégicas ligadas ao monitoramento e combate à propagação do vírus. Além disso, o Estado já conta com um planejamento da assistência para tratar os casos da doença quando ela chegar em Mato Grosso.

Vale destacar que até o momento nenhum caso suspeito foi confirmado como positivo para a doença no Estado. Estão sendo monitorados seis casos suspeitos no estado, provenientes de cinco municípios; até o momento, não há casos confirmados no Estado.

Os pacientes apresentam sintomas relativos à doença respiratória e possuem histórico de viagem para países onde há a circulação do novo vírus. Os seis casos que levantam a suspeita do COVID-19 estão em Lucas do Rio Verde (1), Araputanga (1), Cuiabá (2), Nova Xavantina (1) e Várzea Grande (1).

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1262 28/03/2024