Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 26 de Abril de 2024

Noticias

ESPECIALIDADES: Mato Grosso Saúde destaca três hábitos essenciais para vida das mulheres

Para um bom funcionamento do corpo é importante que a mulher esteja em equilíbrio com a saúde psíquica e física para fortalecer os três pilares “fazer, ser e ter”

08 de Março de 2020 as 09h 00min

Exames preventivos são a peça final para manter equilíbrio. - Foto por: Mato Grosso Saúde

Assessoria

Hoje (08.03) é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Para celebrar a data, o Mato Grosso Saúde conversou com a médica ginecologista credenciada ao plano, Dra. Sandra Maria Georgeto, que destacou três hábitos essenciais para que as mulheres possam ter uma vida mais saudável e com qualidade.

1. Manter a saúde mental é importante

Para um bom funcionamento do corpo é importante que a mulher esteja em equilíbrio com a saúde psíquica e física. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera de extrema importância o cuidado com a saúde mental e emite um alerta para os sinais que indicam que a mente não vai bem, como a alteração do sono, a baixa disposição para relações pessoais, atividades escolares ou no trabalho, comer em excesso ou a falta de apetite, entre outros sintomas.

2. Alimentação saudável e prática de exercícios fazem a diferença

A alimentação rica em variedade de cores de frutas e vegetais aliada à prática de exercícios são as primeiras medidas para começar um estilo de vida saudável, explica a especialista. “Os cabelos precisam das vitaminas das frutas e verduras para manter o brilho, a pele e a unha também. Alimentação equilibrada e rica em alimentos naturais é o segredo para uma pessoa equilibrada mental e fisicamente.”

Segundo Georgeto, a prática de atividade física proporciona bem estar físico e mental e contribui para o bom funcionamento do coração, respiração, estética corporal e até mesmo para os hormônios. A recomendação da OMS para práticas diárias de exercícios é de 20 minutos de atividades leves ou moderadas e 10 minutos de esforços físicos de maior intensidade.

3. Realização de exames preventivos é fundamental

Os exames preventivos são a peça final para manter equilíbrio. Conforme a médica é fundamental ressaltar que mesmo aquelas pessoas que mantém uma alimentação controlada, bons hábitos e atividade física rotineira devem realizar exames preventivos regularmente, pois não estão isentas de adoecer.

“Quando a paciente faz a consulta de rotina no ginecologista ela é examinada por inteiro. O profissional verifica a pressão arterial, faz o exame físico em geral e o ginecológico que consiste em verificar a vulva, a vagina; colhe o exame preventivo e avalia o colo uterino da mulher,” detalha a ginecologista.

“A mulher deve realizar exames preventivos ginecológicos e físicos anualmente para evitar doenças como o câncer de mama e de colo de útero, HIV, sífilis, hepatite, pressão alta, problemas cardíacos, entre outras doenças”, recomenda Georgeto.

Veja Mais

Mais de R$ 1,3 milhão em investimentos são entregues à agricultura familiar em Sorriso

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 17h 06min


Via Brasil BR-163 promove obras de melhorias nas BRs 163 e 230

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 59min


App de Realidade Aumentada será apresentado pela Titan Pneus

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 37min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024