Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 18 de Abril de 2024

Noticias

Estado recebe estudo inédito de alimentação e nutrição infantil

Inquérito visitará 690 domicílios para avaliar estatura, peso e exames de sangue de crianças de até 5 anos

24 de Maio de 2019 as 00h 00min

DA REPORTAGEM

 

O Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) encomendada pelo Ministério da Saúde, chegou a Mato Grosso e irá percorrer 690 domicílios em seis cidades até julho. Ao todo, 15 mil famílias serão visitadas pelos pesquisadores do Enani, em 123 municípios brasileiros.

Essa é a terceira fase do inquérito que, pela primeira vez no país, coletará informações detalhadas sobre hábitos alimentares, peso e altura de crianças de até cinco anos. Também serão realizados exames de sangue nos participantes com mais de seis meses de vida e o mapeamento sanguíneo de 14 micronutrientes, como os minerais zinco e selênio, e vitaminas do complexo B, além de investigadas informações sobre amamentação, doação de leite humano, consumo de suplementos de vitaminas e minerais, habilidades culinárias, ambiente alimentar e condições sociais da família.

O objetivo do estudo é obter dados inéditos sobre o crescimento e o desenvolvimento de crianças para compor um retrato da nutrição infantil no Brasil, que possa subsidiar a elaboração de políticas públicas na área de saúde e nutrição no futuro.

O coordenador nacional do Enani, o pesquisador Gilberto Kac, destaca que um inquérito tão completo como este trará informações inéditas sobre alimentação infantil e o perfil de deficiência de vitaminas e minerais das crianças brasileiras.

"Os dados sobre estado nutricional antropométrico poderão ajudar a responder, por exemplo, se a desnutrição está realmente diminuindo como um problema epidemiológico. Por outro lado, o estudo deverá corroborar a acertada definição do Ministério da Saúde em indicar a prevenção da obesidade com prioridade em sua agenda", adianta o pesquisador.

 

VISITAS DOMICILIARES

A terceira fase do Enani visita, entre maio e julho, 1.890 domicílios em 16 municípios de Mato Grosso e Paraná. Em Mato Grosso, 690 domicílios serão percorridos nas cidades de Cáceres, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Rondonópolis e Várzea Grande.

Desde março, o Enani percorre 5.090 casas no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Distrito Federal, nas duas primeiras fases da pesquisa.  Até o fim do ano, todos os estados brasileiros receberão os pesquisadores de campo.

As visitas domiciliares do Enani são realizadas por pesquisadores de campo identificados com camisas e crachás contendo o nome e a fotografia do entrevistador, além do logotipo do Ministério da Saúde. Os dados informados são sigilosos e, em hipótese alguma, os nomes das crianças ou dos seus responsáveis serão identificados.

A participação dos indivíduos é voluntária. No início da pesquisa, o entrevistador explica todos os procedimentos e entrega aos participantes um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Esse documento informa sobre todos os detalhes do estudo e orienta como o selecionado pode entrar em contato com a central do estudo para tirar dúvidas, incluindo a opção gratuita de ligar para o número 0800 808 0990. A realização da pesquisa segue rigorosa metodologia científica e foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFRJ.

Veja Mais

Esmagamento de soja atinge novo recorde para o mês

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 09h 48min


Jair Bolsonaro arrasta multidão em sua segunda passagem por Sinop

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 08h 57min


Exportações de pluma em março somam 158,05 mil t

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 08h 49min


Jornal Online

Edição nº1276 18/04/2024