Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 28 de Março de 2024

Noticias

EXPANSÃO DA MALHA: MT terá mais três terminais de ferrovia

07 de Outubro de 2019 as 09h 00min

Os trilhos da ferrovia vão passar por Cuiabá, Lucas e Mutum – Foto: Tchélo Figueiredo

DA REPORTAGEM

 

O governador Mauro Mendes (DEM), se reuniu, nesta quinta-feira (3), com a diretoria da Rumo, concessionária responsável pela ferrovia em Mato Grosso. Os diretores confirmaram ao governador que o estado será beneficiado diretamente com aumento no investimento e expansão da malha, assim que for autorizada a renovação da “Rumo Malha Paulista”.

A Malha Paulista é a concessionária que administra a malha ferroviária em São Paulo, por onde se escoa a produção agrícola e industrial de Mato Grosso. O contrato se encerra no ano de 2028. A concessionária tenta a renovação antecipada do contrato por mais 30 anos.

“Se fechar essa renovação, nós teremos muitas coisas boas para Mato Grosso”, destacou o diretor da Rumo, Guilherme Penin. Ele explicou ao governador que a previsão da empresa é, para os próximos 5 anos, com a renovação da “Malha Paulista”, investir R$ 15 bilhões com ampliação e melhorias na malha ferroviária.

Parte desse investimento, segundo o diretor, será destinado para o Estado de Mato Grosso. O planejamento da empresa é de levar os trilhos da ferrovia para as cidades de Cuiabá, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum. Ao todo, o projeto prevê a construção de três novos terminais para o transporte da produção agrícola e industrial.

Na reunião, os diretores atualizaram o governador de todo o trabalho em andamento, pois Mauro Mendes tem lutado em Brasília pela renovação da Malha Paulista. “Essa é uma defesa de Mato Grosso, pela nossa competitividade nos mercados internacionais, já que a ferrovia escoa a nossa produção até o porto de Santos”, ressaltou.

O governador já participou na capital federal de três reuniões nas quais foram debatidas a importância da renovação. Inclusive, uma das reuniões foi com o relator do processo no Tribunal de Contas da União, ministro Augusto Nardes. “Essa antecipação da prorrogação dá segurança jurídica para que a concessionária possa investir nas nossas ferrovias, trazendo os trilhos até a nossa Capital e também para as cidades de Lucas do Rio Verde e Nova Mutum”, disse.

Veja Mais

Projeto de polinização alia biodiversidade à agricultura sustentável

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 07h 08min


Gabigol protagonizou polêmicas e perdeu espaço no Flamengo em um ano

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 06h 09min


Cacique Raoni pede a Lula que Ferrogrão não seja construída

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 05h 08min


Jornal Online

Edição nº1262 28/03/2024