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Quinta Feira, 25 de Abril de 2024

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Fábrica de multas ou redução de acidentes?

Equipamentos são locados por 24 meses por um valor de mais de R$ 8 milhões

25 de Julho de 2019 as 00h 00min

ASSESSORIA

DE IMPRENSA

 

A Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano de Sinop deu início ao processo de instalação dos dispositivos de gestão de trânsito voltados a coibir o excesso de velocidade por motoristas, avanço semafórico e parada sobre faixa de pedestres. Até o momento, nenhum dos itens está operando ou mesmo emitindo multas.

Isso porque na estratégia implementada pela Pasta são, pelo menos, três fases distintas a serem executadas: a 1ª consiste na instalação; a 2ª, na aferição dos equipamentos pelo Inmetro; a 3ª e última compreende o funcionamento dos aparelhos, durante 30 dias, sob caráter pedagógico e de alerta aos motoristas infratores.

De acordo com o cronograma da Secretaria, neste momento, os controladores estão sendo dispostos em localidades centrais, a exemplo das avenidas Sibipirunas com Júlio Campos; Jacarandás com Júlio Campos; Dom Henrique Froehlich com o Cemitério Municipal; Itaúbas, na baixada próxima à reserva R-2; André Maggi próximo à Rua dos Papagaios; Ingás, próximo à Rua dos Cajueiros; Rua das Orquídeas, próximo à EMEB Sadao Watanabe. Em todos os casos, ambos os sentidos das vias vão receber os itens.

Os equipamentos fazem parte de uma estratégia com o propósito de construir um trânsito mais seguro e a implementação de processos sistemáticos que aliem medidas educativas e a modernização das técnicas de fiscalização. Só no primeiro semestre deste ano, mais de 1,1 mil acidentes foram registrados no município; 21 pessoas morreram em ocorrências tanto nas vias municipais (como ruas e avenidas) quanto nas rodovias dentro dos limites da cidade. No quesito taxa de mortalidade para cada 100 mil habitantes, foram 54,81 óbitos no ano de 2018, número mais alta desde 2010, quando a STU começou a realizar a mensuração.

A Prefeitura de Sinop investirá em uma série ações que contemplam a instalação de câmeras, equipamentos fixos e móveis de controle de velocidade, barreiras eletrônicas, registradores de velocidade, avanço semafórico e parada sobre faixa, Central de Inteligência de Controle de Trânsito, sistemas de processamento. Além disso, os dados gerados pelo sistema, números de veículos que passam pelos locais, darão subsídios para estudos de melhorias na estrutura viária e adequações de tráfego.

 

ESTUDOS

Os equipamentos para controle do excesso de velocidade serão instalados com base nas indicações de estudos técnicos de engenharia preliminares.

Segundo a secretaria, esse escopo deverá ser unificado, também, através de captura de imagens e reconhecimento eletrônico de placas de veículos, vídeo monitoramento de infrações não metrológicas e monitoramento de imagens para gerenciamento de tráfego e segurança em parceria com os entes municipais desta área, com a finalidade de permitir maior conhecimento sobre a circulação de veículos nas vias do município.

 

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