Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 26 de Abril de 2024

Noticias

FEBRE AFTOSA: MT: saiba quais exigências para a retirada da vacina foram atendidas

Lista do Ministério da Agricultura tem 42 itens de responsabilidade dos estados

18 de Junho de 2020 as 10h 00min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

A retirada da vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso, prevista inicialmente para acontecer em maio do ano que vem, será prorrogada. Na semana passada, o Ministério da Agricultura anunciou que fará mudanças no cronograma dos estados que compõem os blocos II, III e IV do Programa Nacional de Prevenção e Erradicação da Febre Aftosa. A decisão leva em conta os impactos decorrentes da pandemia de Covid-19, que prejudicaram o ritmo das implantações das ações necessárias para a retirada da vacina. Conforme o Mapa, uma nova avaliação está prevista para o primeiro semestre de 2021.

Analista de pecuária da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Marcos de Carvalho explica que a retirada “segura” da vacina exige a adoção de uma série de medidas (estruturais e sanitárias). “São 102 ações que precisam ser implantadas, das quais 42 competem aos estados. Destas, temos 32 ações que já estão bastante adiantadas – e algumas até concluídas – aqui em Mato Grosso. Restam, portanto, outras 10 para finalizarmos. Tínhamos a expectativa de concluí-las até o fim do ano, se não fosse esta questão da pandemia”.

Ele aponta o georreferenciamento das propriedades (junto ao Indea) para “fins de mapeamento sanitário” como uma das ações que precisam avançar. “Hoje temos 70% das propriedades georreferenciadas. É preciso 100%. Por isso é importante que o produtor vá até a unidade do Indea e verifique se propriedade dele está ou não georreferenciada”, orienta. O analista de pecuária da Famato reforça ainda a importância de que o ritmo de implantação das ações seja mantido, apesar da prorrogação do cronograma de retirada da vacinação.

Veja Mais

Matança em Peixoto: família deve responder por associação criminosa

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 17h 41min


Morar próximo de áreas verdes reduz o risco de ansiedade e depressão

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 14h 05min


Chega ao mercado novo dosador de semente graúda

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 13h 04min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024