Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 18 de Abril de 2024

Noticias

FERIADOS DE NOVEMBRO: Quais datas funcionarão o comércio?

Com Finados, Proclamação da República e Consciência Negra, mês tem 3 datas de paralisação

01 de Novembro de 2019 as 07h 30min

Comércio encara 3 feriados no mês de novembro – Foto: Divulgação

ASSESSORIA DE IMPRENSA

O mês de novembro traz ao lojista de Sinop três feriados: dia 2 (Dia de Finados, feriado nacional), 15 (Proclamação da República, também feriado nacional) e 20 (Dia da Consciência Negra, um feriado estadual). E a pergunta feita por todo empresário é: em quais feriados podemos trabalhar?

Primeiro é importante destacar que desde a publicação da Portaria 604/2019 do Governo Federal e da Lei Municipal 175/2019, no Diário oficial de 29/08/2019, “o comércio está autorizado a abrir nos domingos e feriados sem precisar pagar alvará especial”.

Mas também é preciso alertar ao empresário que para abrir nestes dias é fundamental estar atento as exigências trabalhistas impostas pela Convenção Coletiva de Trabalho do sindicato ao qual os colaboradores da empresa pertençam.

No caso do feriado de 2 de novembro, a CDL Sinop indica atenção do empresário e uma consulta aos departamentos contábil e jurídico das empresas, isso porque a convenção coletiva de trabalho prevalece, está acima da lei que permite abrir, e neste caso a Convenção firmada entre SINTRACOM e FECOMÉRCIO, especifica na Cláusula Trigésima Quarta - Trabalho Nos Feriados que:

“As empresas do comércio em geral, localizadas nos municípios da base territorial do Sindicato Obreiro, estão autorizadas a trabalharem nos dias de feriado (Federal/Estadual/Municipal) conforme disposto em Lei Federal nº 11.603/2007, desde que autorizadas por Lei Municipal, com exceção dos seguintes feriados civis e religiosos:

01 de Janeiro (Ano Novo);

Sexta Feira Santa;

1º de Maio (Dia do Trabalhador);

02 de Novembro (Finados); e

25 de Dezembro (Natal).

Ou seja, segundo a convenção o comerciário não pode trabalhar no dia 02 de novembro, mas nos demais feriados de novembro não existe este impedimento e se o empresário julgar pertinente pode sim abrir suas portas nos dias 15 e 20.

O presidente da CDL Sinop Marcos Antônio Alves explica: “Abrir no feriado é uma opção, cabe a cada um avaliar o histórico de movimento de sua empresa para saber se vale a pena”. A CDL Sinop estará fechada para atendimento ao público nos três feriados de novembro. O empresário que desejar fazer consultas pode utilizar o site, ligar no celular de plantão (66) 99677-0139.

Veja Mais

Projeto-piloto garantirá produção e venda de gengibre e açafrão

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 55min


Para Janaina, MDB sairá prejudicado caso tenha candidato em Cuiabá

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 54min


AL debate impactos da ZPE em Cáceres

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 53min


Jornal Online

Edição nº1276 18/04/2024