Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Abril de 2024

Noticias

Filhote de onça deixado em pet shop vai para a Argentina

O animal faz parte de um programa do ICMBio que reabilita animais ao povoamento na natureza

24 de Julho de 2019 as 00h 00min

DA REPORTAGEM

 

Uma onça-pintada que tinha sido resgatada filhote em um pet shop em Sorriso, em agosto do ano passado, deve ser transferida para a Argentina. O animal se recuperou no centro veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Sinop, e vai ser devolvido à natureza.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os funcionários do pet shop acionaram os militares depois que um morador deixou o animal no estabelecimento. A onça foi resgatada no dia 29 de agosto e tinha entre dois e três meses de vida.

A veterinária Elaine Dione, responsável pelo setor de atendimento de animais silvestres do hospital, contou que o animal foi transferido em junho para um centro de reabilitação de animais em Goiás/GO após ter desenvolvido crescimento ideal para ser recolocada ao habitat.

A transferência do felino contou com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) e com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A onça foi para o outro estado onde receberia mais um tratamento de aprendizagem para reintegração à natureza. O animal está em um cativeiro.

Elaine disse que o animal está com aproximadamente um ano de vida e faz parte de um programa do ICMBio que reabilita animais ao povoamento na natureza, com isso a onça será transferida em breve para uma floresta na Argentina e, assim, introduzida ao meio ambiente para desenvolver a espécie que está ameaçada de extinção.

Na época do resgate, a suspeita era que a mãe do felino teria sido morta em alguma região de mata no município e que um caçador tivesse cometido crime ambiental matando a mãe, segundo os bombeiros.

Uma parte da reabilitação do felino foi realizada em Mato Grosso durante 10 meses com parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e uma clínica. Neste período o comportamento do animal foi monitorado por vídeo e câmeras noturnas.

Veja Mais

Nova tecnologia produtiva melhora desempenho da pecuária de cria

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 09h 33min


Sicredi investe mais de R$ 390 mi em ações sociais

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 08h 31min


Argentina Crucianelli traz plantadeiras autotransportáveis

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 07h 29min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024