Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 20 de Abril de 2024

Noticias

FLEXIBILIZAÇÃO: Mendes diz que fez orientações: “medidas cabem aos prefeitos”

Governador disse que taxa de ocupação está em 0% nos leitos clínicos e 4,8% nos leitos de UTI

29 de Abril de 2020 as 08h 00min

Foto: Tchélo Figueiredo

DA REPORTAGEM

 

O governador Mauro Mendes reagiu ao manifesto feito por profissionais da saúde pública e privada de Mato Grosso que pedem ao Governo e aos municípios de Cuiabá e Várzea Grande a revogação dos decretos que flexibilizam as medidas de isolamento social.

Segundo eles, ao flexibilizar a abertura do comércio em plena curva ascendente de infecção pela Covid-19 (o novo coronavírus) no Estado, Mato Grosso caminha na contramão das recomendações da OMS e das medidas adotadas por outros países, cometendo uma “política genocida”.

Em nota, o governador afirmou que o decreto baixado por ele na última semana apenas traça diretrizes que podem ser adotadas pelos Municípios. De forma que a decisão pela abertura ou não do comércio, por exemplo, cabe aos prefeitos.

“O documento é orientativo e estabelece diretrizes técnicas e científicas, como forma de auxiliar as prefeituras. É preciso esclarecer que, conforme decidiu o Tribunal de Justiça, cabe a cada município - e não ao Governo do Estado - determinar medidas restritivas ou de flexibilização em relação ao coronavírus”, disse Mendes.

Ele também expôs dados sobre a capacidade de atendimento no Estado a pacientes infectados pelo novo coronavírus. Isto porque, no manifesto, os profissionais da saúde afirmaram que a estrutura de saúde em Mato Grosso é bastante fragilizada e nunca supriu a demanda de Unidade de Tratamento Intenso (UTIs), muito menos agora, diante da real ameaça de expansão da pandemia.

O governador, por sua vez, disse que o Estado conta, neste momento, com 403 leitos clínicos e 99 leitos de UTI no Sistema Público de Saúde (SUS) exclusivos à pacientes com a doença. A taxa de ocupação, segundo Mendes, está em 0% nos leitos clínicos e 4,8% nos leitos de UTI.

“Além disso, uma série de medidas já foram tomadas para proteger a saúde dos mato-grossenses, como a restrição do convívio social e de aglomerações, aquisição de equipamentos, respiradores, parcerias para a confecção de máscaras e campanhas de orientação à população”, concluiu o governador.

Veja Mais

Nova Rota prevê autorização das obras de viadutos em Sinop para junho

Publicado em 20 de Abril de 2024 ás 05h 46min


Defensor do agro, Rogério Marinho palestra sobre economia e política

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 18h 53min


Legislativo tem quase 300 pautas referentes ao agro em análise

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 14h 54min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024