Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 23 de Abril de 2024

Noticias

FORÇA-TAREFA: Três esferas se juntam para combater a dengue em Sinop

Plano de ação para enfrentar a dengue em Sinop

20 de Fevereiro de 2020 as 14h 30min

CLEMERSON SM

clemersonsm@msn.com

 

A Secretaria de Estado de Saúde realizou um encontro esta semana com representantes do Ministério da Saúde, Governo do Estado e também do município e Promotoria de Justiça de Sinop para discutirem formas de enfrentamento da dengue na cidade de Sinop em caráter emergencial.

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo disse que está sendo feito um alinhamento para tratar de um plano estratégico de enfrentamento de uma grave situação que não deveria existir.

“Realizamos uma reunião de alinhamento para tratar de um plano de ação estratégica de enfrentamento à dengue em Sinop. Estamos na fase de combater uma situação que não deveria existir, pois algum ponto do trabalho que antecede essa epidemia foi frágil. Portanto, as áreas técnicas do Estado e do Ministério desenharam estratégias emergenciais de contenção da dengue, mas é importante frisar que esse planejamento também prevê, passados os próximos dois meses, a adoção das medidas preventivas já para o final deste ano e início do próximo”, explicou Gilberto Figueiredo, secretário estadual de Saúde.

Segundo dados do Sistema Nacional, Sinop registra atualmente 1.094 casos suspeitos de dengue, número bem acima do que pode ser considerado controlável.

Como estratégia para a contenção da doença, a SES fornecerá cinco bombas costais motorizadas, de três a cinco veículos com bombas acopladas e 800 litros de inseticida.

Na visão do promotor de justiça Pompílio Paulo de Azevedo, é necessário ter uma ofensiva à dengue, antes que o número de casos aumente ainda mais.

“É preciso que todos os atores entrem de forma mais agressiva (nesse cenário). Não podemos esperar a dengue avançar ainda mais. Qual é a explicação para não termos notificações nas duas últimas semanas? A questão de subnotificação é gravíssima porque impacta diretamente nas ações a serem tomadas”, pontuou o promotor de justiça.

Diante da gravidade da situação, a administração municipal, sob o comando da prefeita Rosana Martinelli (PL), decidiu buscar apoio das esferas estadual e federal, mas salientou que a colaboração da população é fundamental para resolver o problema.

“Fomos os primeiros a pedir ajuda e isso é um fator positivo. Procuramos a ajuda do Estado e do Ministério da Saúde. Colocaremos em prática muitos dos apontamentos feitos aqui [na reunião]. Todos estão preocupados com o combate à dengue, mas também é importante a colaboração e a participação efetiva da população”, disse.

 

 

 

Veja Mais

Corretor, filha e neto mortos em acidente são sepultados em Sinop

Publicado em 22 de Abril de 2024 ás 17h 33min


Mãe e filho invadem casa, matam idosos e deixam padre ferido

Publicado em 22 de Abril de 2024 ás 14h 29min


Corinthians inicia semana decisiva com jogo político quente; entenda

Publicado em 22 de Abril de 2024 ás 12h 35min


Jornal Online

Edição nº1279 23/04/2024