Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 16 de Abril de 2024

Noticias

FORMATO EAD: Seciteci analisa abertura de mais turmas de Condutor de Turismo

Este é o primeiro curso voltado ao turismo em formato EAD que a Pasta oferta

03 de Fevereiro de 2021 as 08h 56min

Foram disponibilizadas 90 vagas para Barra do Garças – Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

Com as aulas iniciadas há cerca de uma semana, a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Seciteci) já tem recebido pedidos para promover outras turmas do curso de Condutor de Turismo, realizado na modalidade ensino a distância (EAD) pela Escola Técnica Estadual (ETE) de Barra do Garças.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Nilton Borgato, ressalta que este é o primeiro curso voltado ao turismo em formato EAD que a Seciteci oferta. Ele reforça que o curso é realizado com recursos próprios do Estado, para ampliar a capacitação no setor de turismo em Mato Grosso.

“A ideia é ofertar este curso em regiões que possuam atrativos turísticos e com potencial neste setor, para que as pessoas sejam capacitadas e tenham oportunidade no mercado de trabalho local”, afirma.

Para esta turma de Barra do Garças, por exemplo, foram ofertadas 90 vagas para a população da região, e a secretaria recebeu cerca de 200 inscritos. Segundo a professora da Seciteci, Bruna Ferreira Figueiredo, este curso realmente vai de encontro aos anseios da sociedade e dos alunos.

“Os alunos estão gostando demais, e este curso veio para suprir nossa necessidade de validar a profissionalização do turismo, para fomentar o setor e capacitar pessoas para atuar junto ao turista, além de conscientizar as pessoas sobre a necessidade de cuidado e conservação do meio ambiente”, diz.

De acordo com a coordenadora de Educação Profissional e Tecnológica da Seciteci, Ana Flavia Derze Soares, alguns gestores municipais solicitaram que a secretaria promova mais turmas para este curso, de forma que mais pessoas sejam capacitadas para atuar neste setor.

“Devido à grande procura para ofertarmos mais turmas deste curso, a coordenação está em contato com a Secretaria Adjunta de Turismo [da Sedec] para viabilizar o curso para outras regiões. A intenção é abrir novas vagas em outros municípios que tenham regulamentação para a atuação deste profissional”, disse.

O secretário adjunto de Educação Profissional e Superior da Seciteci, Stephano do Carmo, ressalta que neste momento de isolamento social devido à pandemia da Covid-19, os cursos a distância se tornaram ainda mais necessários para a qualificação profissional.

“Vivemos um momento de crise, causada pela pandemia, e por isso, a sociedade teve que se adequar aos novos formatos de convivência social e também de estudos, que é uma excelente maneira de ocupar o tempo de forma produtiva, e o EAD se tornou fundamental neste processo”, ressaltou.

Como requisitos para ingressar no curso, o candidato deve ter no mínimo 18 anos, concluído o 6º ano do ensino fundamental e ter acesso a computador com Windows 7 ou Windows 10 instalado, com no mínimo 2 GB de memória RAM e acesso à internet.

O curso abrange componentes curriculares de itinerário formativo como curso Técnico em Guia de Turismo Regional, mas a atuação deste profissional é focada em atuação local, ou seja, limita-se ao município em estudo.

Veja Mais

Exportações de milho sobem em MT

Publicado em 16 de Abril de 2024 ás 12h 18min


Maninho articula com Jayme recursos para construção de 200 apartamentos em Colíder

Publicado em 16 de Abril de 2024 ás 11h 17min


Via Brasil BR-163: fique ligado na programação de manutenção nas BRs 163 e 230

Publicado em 16 de Abril de 2024 ás 10h 16min


Jornal Online

Edição nº1274 16/04/2024