Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 08 de Maio de 2024

Noticias

FRUTÍFERAS: Royalties de porcelanas de luxo vão financiar pesquisa

Bacurizeiro é uma das 8 espécies que serão utilizadas em pesquisa

25 de Janeiro de 2020 as 10h 00min

Foto: Assessoria

ASSESSORIA

DE IMPRENSA

 

A Embrapa Agrossilvipastoril está iniciando, em Sinop, uma pesquisa com oito espécies frutíferas nativas amazônicas. O trabalho é desenvolvido em parceria com a Ecoarts Amazônia, uma entidade sem fins lucrativos, com uso de recursos oriundos da venda de porcelanas de uma coleção sobre a Amazônia lançada pela empresa portuguesa Vista Alegre em 2019.

Na pesquisa, será avaliado o desenvolvimento inicial e formas de propagação de espécies como bacurizeiro, camucamuzeiro, muricizeiro, tucumazeiro, taperabazeiro e abricoteiro. Os materiais genéticos são oriundos da Embrapa Amazônia Oriental (Belém-PA), que já estuda o sistema produtivo dessas frutíferas. As mudas usadas no experimento vieram da capital paraense.

O pesquisador João Meneguci explica que, em médio prazo, com o acúmulo de informações, o objetivo é o de capacitar viveiristas e comunidades para a produção de mudas e manejo dessas espécies. Além disso, o trabalho visa tornar essas fruteiras conhecidas da população, uma vez que todas elas possuem potencial de uso comercial.

A atividade de pesquisa faz parte do projeto Amazon Flora, liderado pela Embrapa Rondônia e aprovado junto ao Fundo Amazônia. A Ecoarts também fará aporte financeiro e apoio de mão-de-obra para condução do experimento.

 

FINANCIAMENTO

A Ecoarts é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) com sede em Sinop e São Paulo que utiliza materiais da floresta para a produção de artigos de decoração. As peças são vendidas em mercados internacionais e em grandes centros, com alto valor. Parte do lucro retorna à floresta por meio de projetos de revegetação, treinamento de comunidades tradicionais e coletores e financiamento de pesquisa.

A Ecoarts fez uma parceria com a empresa portuguesa de porcelana de luxo Vista Alegre para a criação de uma coleção com motivos amazônicos. Os royalties da venda dessa coleção, lançada na Europa no início de 2019, são destinados ao projeto Floresta de Alimentos.

Veja Mais

Festival da Castanha movimenta final de semana em Itaúba

Publicado em 08 de Maio de 2024 ás 16h 10min


Sinop recebe a Iluminare, maior mostra de arquitetura e design do Nortão

Publicado em 08 de Maio de 2024 ás 14h 45min


Iniciada etapa de análise documental  das famílias ao Programa Habitacional em SInop

Publicado em 08 de Maio de 2024 ás 13h 39min


Jornal Online

Edição nº1290 09/05/2024