Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Abril de 2024

Noticias

GAÚCHA DO NORTE: Produtores iniciam plantio do gergelim

Produção será feita por agricultores do Projeto de Assentamento Nova Aliança

03 de Março de 2021 as 06h 45min

Famílias apostam no cultivo de gergelim – Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

No Sítio “Deus Me Deu”, no Projeto de Assentamento (PA) Nova Aliança, em Gaúcha do Norte, uma área até pouco tempo ocupada por mandioca, agora começa a dar espaço para uma cultura que nos últimos anos vem sendo um novo motor de desenvolvimento para o Médio Araguaia e Xingu: o gergelim.

Na propriedade, os agricultores familiares Ambrolino da Silva e Marcilei dos Santos da Silva, semearam as primeiras sementes em fevereiro e já é possível observar as carreiras verdes na área de um hectare.

“Para este ano plantamos nessa área, mas já temos a pretensão de aumentar no ano que vem, estamos muito animados”, disse Marcilei Xirú, como é conhecida. A plantação faz parte de um projeto pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) que já vem sendo desenvolvido com sucesso pela instituição em Canarana.

A família de Marcilei, que vive de rendas das funções de serviços gerais do marido e de confeiteira de esposa, enxerga no gergelim uma oportunidade de aumento da renda. “É uma coisa que, com a ajuda das minhas duas filhas mais velhas, conseguimos cuidar, quando meu esposo está fora. Elas me ajudam em tudo, na produção dos produtos de confeitaria, bolos, bolachas, pães e agora também com o gergelim”, complementou.

Questionada sobre o que motivou a família a investir na cultura, a produtora pontuou: “apostamos no gergelim pelo fato das áreas serem pequenas aqui no PA, termos poucos recursos para investir na preparação da terra e devido o gergelim gastar pouco com isso e ter um prazo curto desde o plantio até o cultivo”.

 

SAFRA 2021

Para esta safra de 2021, oito pequenos produtores do Assentamento Nova Aliança estão apostando na cultura com cerca de 28 hectares no total. O projeto tem a orientação da Empaer de Canarana. As sementes foram doadas aos assentados através da Embrapa. O plantio que iniciou no domingo, deve se estender por cerca de ainda três dias. O plantio é mecânico, realizado com trator e plantadeira e a colheita será manual.

No projeto, toda a produção do Assentamento será vendida a LC Sementes, conforme valor já combinado em contrato, a empresa é certificada pelo Ministério da Agricultura.

“Estamos pesquisando o gergelim a cerca de sete anos e a dois anos estamos produzindo sementes fiscalizadas, esse projeto da agricultura familiar tem dois objetivos, um é o de produzir uma semente com maior qualidade e o segundo é o do gênero orgânico. Temos uma grande demanda de gergelim orgânico então estamos dando o primeiro passo para começar esse projeto que é um futuro muito promissor”, apontou o proprietário da empresa, Leandro Loder.

Veja Mais

Mais de R$ 1,3 milhão em investimentos são entregues à agricultura familiar em Sorriso

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 17h 06min


Via Brasil BR-163 promove obras de melhorias nas BRs 163 e 230

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 59min


App de Realidade Aumentada será apresentado pela Titan Pneus

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 37min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024