Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 29 de Março de 2024

Noticias

GAÚCHA DO NORTE: Sindicato Rural promove treinamento de inseminação artificial em bovinos

Equipamento indispensável para o método é o botijão criogênico, cedido pela Prefeitura

11 de Março de 2021 as 09h 00min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

Na próxima semana, entre os dias 15 e 19 de março, o Sindicato Rural de Gaúcha do Norte promove o treinamento de inseminação artificial em bovinos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). O evento tem como parceiro a Fazenda Relu, local onde acontecerá o treinamento. O equipamento indispensável para o método é o botijão criogênico, este cedido pela Prefeitura.

A inseminação artificial tem como objetivo a fecundação da fêmea dispensando o contato físico do macho. É uma técnica de reprodução em que o sêmen de um touro é depositado no aparelho reprodutivo da vaca pelo homem, para isso, são utilizados equipamentos específicos.

O método está aliado ao melhoramento genético, padronização do rebanho, economia, originalização de mais descendentes de um mesmo produtor, controle de doenças sexualmente transmissíveis em bovinos, entre outros fatores. Para as aulas práticas, serão utilizadas vacas adultas ‘vazias’, não prenhes e adoção de técnicas recomendadas. Os alunos vão aprender tudo sobre a teoria e a prática da técnica utilizada que tem uma alta precisão de resultados na área da pecuária.

O gerente da pecuária da fazenda, Márcio Francisco, aponta que vai ser um curso muito bom. “Vamos ganhar mais conhecimento sobre o assunto, pois já fazemos protocolos aqui desde o ano passado, mas, ninguém tem o curso ainda. Tudo que vem para auxiliar é de bom aproveitamento e este curso vem para nos deixar mais aptos a realizar os serviços de maneia mais correta”, disse o gerente.

O treinamento será ministrado pelo médico veterinário Matheus Ferraz Simões, tem carga horária de 40 horas e vai abordar muita informação sobre a técnica como: vantagens e limitações da inseminação artificial; importância da sanidade, nutrição e assistência técnica; instalações adequadas para aplicação do método; manejo reprodutivo; manipulação e cuidados com equipamentos; cuidados no manuseio do sêmen e seu descongelamento; anatomia e fisiologia reprodutiva da fêmea bovina; montagem do aplicador de sêmen; execução da técnica de inseminação artificial; entre outros.

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1263 29/03/2024