Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 29 de Março de 2024

Noticias

GARANTIA-SAFRA: Solicitação de recurso por bloqueio de benefício passa a ser digital

Serviço é destinado a agricultores familiares que tiveram benefício interrompido

17 de Julho de 2020 as 10h 30min

Foto: Kamylla Salusto/Prefeitura Municipal de Picuí (PB)

Os agricultores familiares que tiveram seus benefícios bloqueados no Programa Garantia-Safra poderão recorrer da decisão acessando um formulário digital. A partir de agora, o envio e a análise dos requerimentos de defesa sobre o bloqueio estão disponíveis eletronicamente. 

A facilidade atende produtores rurais que aderiram ao Garantia-Safra e que tiveram a concessão do benefício bloqueada em função da identificação de alguma inconsistência em dados ou no não enquadramento dos critérios de elegibilidade na inscrição. A digitalização desse serviço é para garantir ao agricultor familiar beneficiário o direito à ampla defesa e contraditório. Com o acesso digital, o potencial de alcance da medida é de 25 mil solicitações por ano.

O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) voltada para os agricultores familiares que vivem no Nordeste do Brasil e no Norte de Minas Gerais. Esta região é área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), majoritariamente semiárida e que sofre perda sistemática de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas.

Uma vez aderido ao programa, o agricultor receberá o benefício quando o estado e município cumprirem os procedimentos referentes ao processo de verificação de prejuízos, e ter sido comprovado perdas de, pelo menos, 50% do conjunto das culturas produzidas.

Transformação digital

Em um ano e meio, o Ministério da Agricultura já transformou 52 serviços em digitais. Desde março deste ano, quando foram sentidos os primeiros efeitos da pandemia do novo coronavírus no Brasil, a pasta já digitalizou 28 serviços.

“O ritmo crescente de transformação digital no Ministério da Agricultura é reflexo da nossa parceria com o objetivo de oferecer mais serviços e canais para o público do campo, desde a agricultura familiar ao agronegócio”, diz Luis Felipe Monteiro, secretário de Governo Digital do Ministério da Economia. “Os esforços e o comprometimento dos dois times visam simplificar a vida dos produtores, evitando deslocamentos e oferecendo serviços cada vez mais acessíveis, na palma mão”, enfatiza.

 

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1263 29/03/2024