Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 26 de Abril de 2024

Noticias

GESTÃO EFICAZ Sinop fecha 2019 cumprindo 95% das metas do planejamento estratégico

Os dados foram apresentados em audiência pública na última sexta-feira, 31 de janeiro

03 de Fevereiro de 2020 as 06h 59min

Foto Por: Ademir Specht

Assessoria

A Prefeitura de Sinop encerrou 2019 assegurando o cumprimento de 95% das 40 metas instituídas no Planejamento Estratégico. Isto é, do conjunto total, a administração Rosana Martinelli conquistou resultados acima do proposto em 38. Os dados foram apresentados em audiência pública nesta sexta-feira, 31 de janeiro, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, abrangendo as dez secretarias municipais, além do Procon e do Prodeurbs. 

Presente ao evento, a prefeita Rosana Martinelli comemorou o alcance dos 95% das metas, resultado inédito na história do município, desde que o Planejamento Estratégico foi instituído. "Em 2019 completamos 95% de todas as ações planejadas. Em todos os setores a Prefeitura conseguiu atingir o que planejou. Somente em dois itens não conseguimos. Sinop é uma cidade que cresce mais de 10% ao ano e é um grande desafio para os administradores. Estamos focados para atingir todas as metas em 2020", falou a prefeita. 

Um dos destaques de 2019 foi para o Trânsito. Se até o final de 2018 contabilizava desempenho negativo, uma vez que não "reduzia o número de mortes causadas por acidentes", no ano passado demonstrou-se a eficácia das estratégias de gestão voltadas à preservação da vida. Com a adoção de medidas focadas no enfrentamento da imprudência dos condutores e o excesso de velocidade nas vias, mediante efetivação dos dispositivos de fiscalização eletrônica, da sinalização e do trabalho das equipes da Secretaria de Trânsito, o município conseguiu reduzir o número de óbitos de 43 em 2018 para 22 em 2019. 

Na Saúde, um dos resultados positivos versa sobre a redução da taxa de mortalidade prematura pelo conjunto das quatro principais doenças crônicas de 302.92 para 250.99 e o tratamento garantido para 100% das pessoas com hanseníase.

Na Educação, entre os índices positivos esteve a elevação no nível de aprovação com qualidade dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica da Rede Municipal de 91,5% em 2018 para 96,42% em 2019, por meio do investimento em estrutura de trabalho e capacitação para os profissionais da área.

Na Assistência Social, o objetivo de elevar para 18% a taxa de participantes no controle social, em 2019, também foi ultrapassada, atingindo-se 35,85%. No Meio Ambiente, a aplicação de 20% da Política Nacional de Resíduos Sólidos em 2019 também demonstrou avanço, chegando a 25% e demonstrando o sucesso do projeto de coleta seletiva nas escolas.  

Presente ao evento, Volmir Manhabosco, coordenador do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), do Tribunal de Contas, falou sobre a audiência. "O planejamento estratégico já vem sendo implementado no município de Sinop desde 2012 e embora o planejamento estratégico seja feito com metas de longo prazo, isto é, 20 anos, anualmente a Prefeitura tem o dever de casa de entregar metas de curto prazo. Esta reunião de resultados que temos hoje é, justamente, uma reunião para apresentar para a sociedade os resultados estratégicos que a equipe conseguiu produzir em 2019".

O encontro contou com a participação da comunidade em geral, sociedade civil organizada, agentes públicos, conselheiros de políticas públicas.

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O Planejamento Estratégico consiste em um conjunto de metas a serem alcançadas em curto, médio e longo prazos no período de 20 anos (2017-2036) em diferentes áreas. Em linhas gerais, metas equivalem àquilo que o município precisa alcançar para melhorar os serviços públicos ofertados à população. Os resultados - sejam eles positivos ou negativos - norteiam a atuação do poder público mediante os cenários apresentados.  Atualmente, 24 municípios do Estado trabalham com o Planejamento Estratégico, com apoio do Tribunal de Contas. Sinop é considerada case de sucesso.

 

Veja Mais

FIT Pantanal 2024 ajudará a impulsionar turismo em MT

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 09h 58min


Após assassinatos, empresária ri e aponta arma para câmera

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 08h 02min


Inauguradas ciclovias e pistas de caminhada em duas avenidas em Nova Mutum

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 07h 02min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024