Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 28 de Março de 2024

Noticias

HIDROPONIA: Saiba como escolher o melhor sistema para cultivar hortaliças

Técnica é apontada como alternativa estratégica

10 de Março de 2021 as 08h 00min

​​​​​​​Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

A hidroponia tem ganhado espaço entre os produtores de hortaliças folhosas. É o que afirma o engenheiro agrônomo Cleonir Andrade, que é instrutor credenciado junto ao Senar Mato Grosso. Ele explica que a hidroponia é uma alternativa estratégica para quem busca garantir a qualidade da produção durante os períodos chuvosos, evitando as perdas causadas pelo excesso de chuvas. Nos canteiros convencionais, o tempo muito úmido prejudica o desenvolvimento das hortaliças, que começam a atrair fungos, bactérias e plantas daninhas.

Cleonir reforça ainda que o cultivo hidropônico também permite estabilidade da produção durante o ano, mantendo a oferta durante os meses em que o desempenho nos canteiros costuma ser menor. Isso significa uma oportunidade de elevar os ganhos, considerando a relação de oferta e procura.

Mas antes de investir nesta técnica, é preciso escolher o sistema ideal para a sua produção. O instrutor listou os quatro sistemas mais comuns: floating, NFT, gotejamento e aeroponia.

Floating: neste sistema as plantas ‘flutuam’ numa espécie de piscina com solução nutritiva. Em geral, são apoiadas em placas de isopor com furinhos. Exige muita água e um excelente sistema de aeração. São próprios para regiões de clima de calor intenso.

NTF (Nutrient Film Technique): é o sistema mais difundido atualmente. Seu funcionamento é de forma intermitente (por exemplo, mantendo 10 minutos ligado e 10 minutos desligado enquanto houver luz do dia). Como não há substrato entre as raízes, a solução circula e volta rapidamente ao reservatório.

Gotejamento: os gotejadores ficam na superfície do substrato, sendo acionados por um temporizador de forma intermitente, de 2 a 3 vezes por dia. A maioria destes sistemas é do tipo aberto e, neste caso, é possível utilizar substratos diversos como a serragem de madeira.

Aeroponia: representa a tecnologia mais avançada em hidroponia, exigindo maior investimento dos produtores. Nela, a solução nutritiva é nebulizada em uma câmara escura, onde as raízes estão simplesmente suspensas e expostas ao ar interior.

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1263 29/03/2024