Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Abril de 2024

Noticias

HIPOCRISIA: Emanuel diz que plebiscito deve custar R$ 16 milhões

E o Estado (ou você, cidadão) tem obrigação de pagar: “investimento na democracia”

18 de Fevereiro de 2021 as 07h 08min

Prefeito joga responsabilidade para o “Estado” pagar – Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) levantou a bandeira do plebiscito para a escolha do modal de transporte de Cuiabá e Várzea Grande, e enxerga como um investimento na democracia o valor – cerca de R$ 16 milhões – que seria gasto pelo Estado para que seja realizado o referendo. Lembre-se que quem financia o Estado é você, cidadão, portanto, é você quem pagará a conta.

Ainda segundo ele, por ser tratar de uma votação ‘de outra natureza’, o plebiscito não causaria aglomerações, como aconteceu durante as eleições municipais de 2020. “Tudo que é para a democracia (sic) eu não encaro como gasto, eu encaro como investimento. É a falta da cultura brasileira de não consultar a população, por isso que as pessoas estranham. A democracia nossa é representativa, mas é participativa também?”, afirmou.

“O primeiro deputado a pedir plebiscito na história do legislativo, da constituinte para cá, fui eu. Em 2015, para o modal VLT x BRT. Março de 2015. Nunca se utilizou esse instrumento tão sagrado da constituição estadual, federal. O Brasil já fez alguns plebiscitos, referendos. Mato Grosso nunca vez, porque é uma falta de cultura, uma falta de costume, acham que vai gastar demais, é investimento. Nós vamos gastar muito menos do que se não ouvir a população e ficar nesse achismo e essa queda de braço política que não vai levar a lugar nenhum. Então já falaram até em valores, 16 milhões de reais, a Constituição determina que o Estado pague, e o Estado tem condições para isso. E essa é obrigação e determinação do Estado. Se precisar de apoio, Cuiabá ou Várzea Grande estão prontas para apoiar na logística, mas a obrigação é do Estado, está na Constituição Estadual”, completou.

A defesa do plebiscito veio à tona durante a audiência pública realizada na Assembleia Legislativa no último dia 4, em fala do deputado federal Emanuelzinho, e foi apoiada por Pinheiro. Para que ele seja realizado, no entanto, é necessário que um deputado estadual apresente uma proposta, e outros sete a assinem.

O argumento de Pinheiro é que, durante a campanha eleitoral para o plebiscito, com propagandas nas rádios, televisões e internet, a população terá mais clareza sobre do que se trata cada modal, e assim poderá escolher o que preferem. “Se der BRT no plebiscito, após essa campanha, estou pronto. Vamos implantar o BRT. Agora, não podemos ter medo de consultar a população, principalmente depois de tudo isso que aconteceu. Se antes em 2015 eu já era favorável, imagine agora. Se passaram seis anos e só houve retrocesso, não se avançou em nada. Só a população tem a autoridade, a legitimidade, a soberania de dar um basta em tudo isso e decidir qual é o modal melhor”, explanou.

 

AGLOMERAÇÃO

Sobre a possibilidade de um novo processo eleitoral levar ao aumento do número de casos e, consequentemente, de mortes em decorrência do novo coronavírus (Covid-19), Emanuel afirmou que não aconteceria por se tratar de outra estrutura.

“É uma outra natureza. Até foi questionado bastante se deveria ter eleição ou não, e foi o único evento democrático que realmente se confirmou. Se cancelou tudo no Brasil, no mundo e não as eleições. Agora, uma pauta do modal de transporte numa região da capital com certeza seria tranquilo, com toda a segurança para a população e não aglomeração, até porque não envolveria candidatos, envolveria causas, temas”, finalizou.

Veja Mais

App de Realidade Aumentada será apresentado pela Titan Pneus

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 37min


Humor e solidariedade vão fazer parte do leilão da APAE Marcelândia

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 11h 35min


Nova tecnologia produtiva melhora desempenho da pecuária de cria

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 09h 33min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024