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Sexta Feira, 26 de Abril de 2024

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HISTÓRIA DE SINOP: O tipo de história a ser “contada”

O professor Alinor a partir de hoje conta aqui a história de Sinop em um especial de aniversário

13 de Agosto de 2020 as 08h 46min

Abertura da Área Urbana - Ant. Aeroporto 1972 – FOTO: Museu histórico de Sinop

PROF. TIAGO ALINOR

Sobre a história de Sinop, existem pessoas autorizadas pela tradição local que se portam na forma de porta-vozes autorizados da memória, os “pioneiros” da cidade. Sobre o tipo de narrativa que esses personagens emitem, existem alguns livros e muitas entrevistas na mídia que tratam deles, mas, neste trabalho, não se optou por esse caminho. Primeiro porque, em tempos de pandemia, não é sensato buscar conversar com pessoas idosas, e, segundo, porque tentar fazer entrevista por meio da internet com pessoas que não são acostumadas a esse tipo de situação, não produziria bons frutos. Por isso, a estratégia consistiu em buscar na bibliografia livros, teses, dissertações, artigos acadêmicos que estudaram sobre a História e a Geografia de Sinop. Algumas pessoas pensam que, por Sinop ser uma cidade “nova”, há poucos trabalhos sobre ela. Ledo engano: essa região é olhada pelo mundo há décadas! Há muitos trabalhos acadêmicos realizados por pesquisadores de várias universidades brasileiras – poucos, aliás, consultados nesse trabalho –, além de pesquisadores estrangeiros que publicam sobre Sinop em inglês, francês, alemão, e outras línguas. E há algum tempo, os chineses estão de olho na produção dessas terras…

Buscar entender sobre a história de algum lugar é um exercício de busca de informação para fornecer elementos à imaginação. Uma vez que se consiga visualizar os quadros da memória, pode-se organizá-los como em partes para exibir, como nas exposições de artes plásticas. Desse modo, foi possível imaginar que a história de Sinop possui fases, e nessas edições será enfocado a primeira fase da história de Sinop, que aqui considera os anos de 1970 e 1980, desde quando alguém disse: lá será Sinop, até o asfaltamento da BR-163, acelerando os negócios e consolidando o município como a “cidade da madeira”, momento em que  a maior parte da infraestrutura da cidade já estava servida aos moradores e aos empresários “de fora”. Aliás, um grande problema que Mato Grosso tinha era: “é longe demais dos grandes centros”. Essa distância toda foi sendo diminuída aos poucos, e para isso contribuiu a inauguração de um aeroporto com pista asfaltada, que foi sendo modernizado e ampliado, e com o asfaltamento da rodovia que corta o Estado de norte a sul. Contra a poeira e o barro, a solução era o piche, e a cor do progresso, era preta. A seguir, propõe-se a seguinte cronologia da primeira fase da história de Sinop, ou, a fase dos “pioneiros”:

A cronologia da cidade mostra que Sinop sempre esteve sob a vigilância dos olhos das autoridades estaduais e nacionais. O último presidente militar, João Batista Figueiredo, visitou a “pequenina cidade” duas vezes. Sua população, era, sim, pequena, mas os planos eram grandes, pois muito investimento foi destinado para cá, tanto da iniciativa privada, quanto do governo federal, e ainda, muitos dos investimentos de empresários eram realizados mediante empréstimos de bancos públicos instalados em Sinop, como, por exemplo, o Banco do Brasil e o Banco da Amazônia/BASA. De certa forma, Sinop começou a se sustentar com as próprias pernas, tornar-se realmente produtiva, na década de 1980; antes disso, ela era uma esperança, com um futuro incerto.

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