Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 23 de Abril de 2024

Noticias

HR COLÍDER: UTI neonatal está parada por falta de profissionais especializados

Empresa rescindiu contrato justificando dificuldades para encontrar profissionais

21 de Fevereiro de 2020 as 06h 30min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

Mais um exemplo de descaso com os que mais precisam... No jogo de empurra-empurra e de despejo do dinheiro público – quase que literalmente – pelo esgoto, quem paga a conta (e o pato) é o cidadão que mais precisa, e que neste caso envolve o futuro do país.

A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI) do Hospital Regional de Colíder está com o atendimento parado há 20 dias. A ala foi inaugurada no dia 31 de janeiro e um dia depois parou de funcionar porque a empresa vencedora da licitação para administrar a unidade desistiu do contrato.

Foram investidos R$ 3 milhões para a instalação dos 10 leitos de UTI neonatal e pediátrica no hospital. A ala foi construída para atender pacientes de 17 municípios da região Norte do estado, entre eles Guarantã do Norte, Peixoto de Azevedo, Matupá e Itaúba.

De acordo com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Norte Matogrossense, os representantes da empresa estiveram em Colíder para rescindir o contrato justificando dificuldades para encontrar profissionais médicos especializados em serviços de UTI Neonatal.

O consórcio explica que há uma escassez desses profissionais no estado, e que, desde a reinauguração da ala, foram registrados três casos de recém-nascidos que necessitaram de internação em unidade de terapia intensiva neonatal. Essas crianças precisaram ser transferidas para outras unidades do estado.

 

OUTRO LADO

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), será feita a convocação da empresa que ficou em segundo lugar na licitação para dar continuidade à prestação de serviços de UTI neonatal e pediátrica.

Segundo a SES, os pacientes que precisam desses serviços estão sendo atendidos normalmente por meio de transferência para outros hospitais que possuem os mesmos serviços, por meio da Central de Regulação.

Veja Mais

Período proibitivo de uso do fogo terá prazos diferentes para biomas

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 12h 35min


Governo abre prazo para empresas aderirem a programa de recuperação

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 11h 28min


Boas práticas educacionais do Sistema Prisional em evento no Pará

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 10h 30min


Jornal Online

Edição nº1279 23/04/2024