Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Abril de 2024

Noticias

Imposto cobrado sobre etanol em MT é o menor do país, aponta Sefaz

Tarifa do ICMS é de 10%, três vezes menos que o maior cobrador, Rio Grande do Sul

09 de Julho de 2019 as 00h 00min

DA REPORTAGEM

 

A alíquota cobrada para a comercialização de etanol combustível dentro de Mato Grosso atualmente é a menor do País, no comparativo com os demais estados. Atualmente, a tarifa do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide sobre o produto no Estado é de 10%, um número três vezes menor que o maior cobrador, Rio Grande do Sul, cuja alíquota é de 30%.

“Na maioria dos Estados o Etanol está com alíquota acima de 20%. Hoje, apenas o Estado de São Paulo está perto de Mato Grosso, com a tarifa do ICMS que incide sobre o etanol, de 12%. Aquilo que já falaram sobre o projeto de lei, que irá inviabilizar o setor de etanol e afastar o empresário é uma inverdade. O setor continua competitivo perante todos os estados da federação, tanto no comércio interno como no externo”, defendeu o governador Mauro Mendes.

O Projeto de Lei ao qual o governador se refere trata da revalidação dos incentivos fiscais concedidos em Mato Grosso e institui uma minirreforma tributária, alterando a alíquota de alguns produtos. A pauta está em discussão na Assembleia Legislativa e deve ter trâmite reiniciado na próxima semana.

No caso do etanol, a partir da aprovação do projeto de lei 53/2019 está previsto um aumento de 2,5% na alíquota para o mercado interno, ou seja, passará de 10%, para 12,5%. Nas operações interestaduais, conforme dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a carga tributária deverá ficar em 6%, menor do que a aplicada atualmente. Além disso, esse valor poderá cair para 5%, dependendo do incremento da produção.

De acordo com o governador, a minirreforma vai gerar um incremento de R$ 500 milhões na receita do Estado a partir do próximo ano. A revalidação dos incentivos fiscais precisa ser aprovada até dia 31 de julho, sob pena de todos os benefícios vigentes perderem validade. A medida segue determinação de uma lei complementar federal aprovada em 2017.

Veja Mais

Mais de R$ 1,3 milhão em investimentos são entregues à agricultura familiar em Sorriso

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 17h 06min


Via Brasil BR-163 promove obras de melhorias nas BRs 163 e 230

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 59min


App de Realidade Aumentada será apresentado pela Titan Pneus

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 37min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024