Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 20 de Abril de 2024

Noticias

INCLUSÃO: Evento aborda temas voltados ao Direito da Pessoa com Deficiência

A ação faz parte do programa Ser Inclusivo idealizado pela primeira-dama, Virginia Mendes

29 de Setembro de 2019 as 06h 00min

Ações são direcionadas a defesa da pessoa com deficiência– FOTO: Christiano Antonucci

DA REPORTAGEM

 

Dando continuidade a programação da 5ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio da Secretaria Adjunta de Assistência Social e Superintendência de Serviços Socioassistenciais, promoveu na quarta-feira (25.09) duas palestras com ênfase no tema “Garantia de Direitos e Fortalecimento da Participação Social.

O evento envolveu gestores e técnicos da Política de Assistência Social, organizações da sociedade civil que atuam no segmento da pessoa com deficiência e o Conselho Estadual e os Municipais de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede). O objetivo foi esclarecer e informar às mudanças ocorridas nas legislações que regulamentam o programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) e os demais voltados as pessoas com deficiência (PCD), além de sensibilizar sobre a importância da participação da sociedade civil no controle social das políticas públicas destinadas a esse público.

Na abertura do evento, a secretária da Setasc, Rosamaria de Carvalho, falou sobre o trabalho que vem sendo realizado em conjunto com a primeira-dama, Virginia Mendes, por meio do programa Ser Inclusivo, nas ações direcionadas a defesa da pessoa com deficiência. “Estamos felizes por ver o Estado fazendo o seu papel, que é abraçar as pessoas com deficiência com políticas públicas e ações que possam auxiliá-las. A primeira-dama tem sido uma parceria com o olhar fraterno em todas as ações que a Secretaria realiza e em especial, a essa população que tanto precisam deste apoio”, destacou.

Para o presidente do Conede, Luis Grassi, a iniciativa fortalece toda rede de proteção social e garantia dos direitos da pessoa com deficiência em Mato Grosso. “A intenção do evento é mostrar que os direitos que serão apresentados estão garantidos em nossa legislação e que precisam ser efetivados nos municípios. Buscamos com a Setasc e o Ministério Público, essa iniciativa para fortalecer o Sistema de Direito da Pessoa com Deficiência”, pontuou.

A assistente social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Luciana Massumi Miyakawa, que ministrou a palestra com o tema“ Novas regras para concessão e revisão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com deficiência, explicou a necessidade da atualização dos municípios. “Reforçamos aos gestores que o BPC é um direito constitucional e regulado pela lei orgânica da assistência social. Apresentamos as novas regras, para sanar as dúvidas, além de outros critérios que continuam os mesmos”, disse.

Durante o evento, outro tema abordado foi a “Garantia de Direito da Pessoa com Deficiência e a Importância da Participação Social nos Conselhos de Direito”. Conforme a promotora de Justiça, Sasenazy Daufenbach, a ação trouxe esclarecimentos para os participantes e aos gestores, para que estes possam exercer com mais eficácia a política de assistência social. “Todas as linhas de enfrentamento da pessoa com deficiência estão consolidadas nos dispositivos. Então promovemos esse diálogo para instigar e fomentar a importância dos Conselhos de Direitos que atuam como fiscalizadores das políticas públicas”, finalizou.

Veja Mais

Defensor do agro, Rogério Marinho palestra sobre economia e política

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 18h 53min


Legislativo tem quase 300 pautas referentes ao agro em análise

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 14h 54min


Manchester United projeta barca ao fim da temporada

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 13h 55min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024