Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Abril de 2024

Noticias

INDICAÇÃO DA ASSEMBLEIA Trombofilia poderá ser custeada pela rede SUS

Indicação garante que toda mulher, usuária do SUS, tenha exames gratuitos para detectar doença

17 de Abril de 2021 as 13h 42min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

A trombofilia é uma doença hereditária ou pode ser adquirida em decorrência de outras condições clinicas, até mesmo pelo uso de anticoncepcionais. Trata-se de uma predisposição para desenvolver trombose, age na produção de anticoagulantes naturais do organismo, favorecendo assim a formação de coágulos.

O deputado estadual Dilmar Dal Bosco, sensibilizado com o assunto, apresentou uma indicação ao governador Mauro Mendes e ao secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, solicitando a necessidade de garantir a toda mulher, usuária da rede pública de saúde do estado de Mato Grosso, o direito de realizar gratuitamente os exames genéticos que detectam a trombofilia e seu respectivo tratamento.

“A saúde é um direito de todos e é dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas e que visem à redução do risco de doença e de agravos. Nós, como representantes do povo neste Parlamento, acolhemos com grande empenho esta reivindicação, devido à importância e relevância que o assunto impõe, e tenho certeza de que essa medida contribuirá com melhores condições de vida para toda a população mato-grossense”, disse Dilmar.

Dilmar explicou que a solicitação é da idealizadora do Projeto Hope, Aline Priscila Ferreira Carvalho, e Juliana Centena, e explicou que o acompanhamento médico adequado, a realização do tratamento, juntamente dos exames complementares para avaliação, propiciam a essas mulheres a realização do sonho da maternidade.

Sinop já tem aprovada a Lei 2.893, de 25 de agosto de 2020, que dispõe sobre o direito de toda mulher à investigação, ao exame genético que detecta a trombofilia e tratamento.

Veja Mais

Em reunião, Nova Rota reforça que não haverá prejuízos para empresários em Sinop

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 06h 32min


A cronologia do caso de mãe e filho que mataram idosos

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 05h 29min


Cássio deve ir para o banco de reservas contra o Fluminense

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 18h 38min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024