Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Abril de 2024

Noticias

IRREGULARIDADES: CPI das Obras conclui relatório e pede cassação da Prefeita de Sinop Rosana Martinelli

Por unanimidade Comissão aprova parecer que aponta irregularidades em várias obras

15 de Outubro de 2019 as 06h 37min

CPI constata irregularidades em diversas obras – FOTO: Roneir Correa

CLEMERSON SM

clemersonsm@msn.com

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investigou as irregularidades em diversas obras que deveriam ser executadas pela empresa Águia Engenharia, apresentou durante a sessão de ontem (14), na Câmara de Sinop seus resultados após 120 dias de trabalho.

Ao longo de suas 32 páginas, o relatório apontou diversas irregularidades nas obras de construção das UBS’s Jd. Safira, Montreal Park, Menino Jesus II e Camping Clube. A comissão composta pelos vereadores Dilmair Callegaro (PSDB) como presidente, Leonardo Visera (PP) como relator, Lindomar Guida (MDB), Maria José da Saúde (MDB) e Professora Branca (PL), membros, concluíram que houve diversas irregularidades na execução em desconformidade com o projeto e pagamentos irregulares nas medições.

“As constatações de irregularidades na execução das obras, como vigas, ferragens, tapumes menores e em desconformidade com o licitado [...] pagamentos por serviços não executados”, diz trecho do relatório final do CPI.

O relatório aprovado por unanimidade pelos cinco componentes da Comissão Parlamentar de Inquérito recomendou a responsabilização da prefeita Rosana Martinelli, além do secretário de Saúde à época dos fatos, secretário de Trânsito e secretária de Educação, Esporte, Cultura e Lazer à época dos fatos, e a empresa Águia Engenharia a devolverem aos cofres públicos um valor de R$ 548.790,32 referente ao prejuízo aos cofres públicos.

Baseado na Lei Federal 8.429/1992 a CPI recomendou também que seja aberto processo de investigação para cassação do cargo da prefeita Rosana Martinelli (PL), por crime de responsabilidade.

 

RITOS LEGAIS

Com o relatório concluído e apresentado, a CPI fará um Requerimento de instauração de um procedimento de investigação para crime de responsabilidade, cometido pela prefeita Rosana. Esse requerimento vai à plenário para a votação, para que o processo seja instaurado é necessário que se tenha o sinal positivo de dois terços da Casa, ou seja, dez dos 15 vereadores precisam dizer sim. Com a aprovação, a Câmara forma uma comissão para investigar o caso e a partir daí é apresentado um Decreto de cassação ou absolvição.

“O resultado desta CPI só confirma que estávamos certos em pedir essa comissão para investigar a execução dessas obras. Do total pago pelo serviço prestado até aqui, estamos pedindo o ressarcimento ao erário de mais de 50%, referente ao serviço mal executado e pelos não executados, mas que foram pagos. Após essas constatações, aguardamos que os responsáveis tomem as devidas providências, porque a sociedade não poder ser penalizada pela má gestão”, concluiu o vereador Leonardo Visera (PP), que iniciou as investigações no começo deste ano e apresentou no mês de março o pedido de instauração da CPI das Obras.

Veja Mais

Mais de R$ 1,3 milhão em investimentos são entregues à agricultura familiar em Sorriso

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 17h 06min


Via Brasil BR-163 promove obras de melhorias nas BRs 163 e 230

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 59min


App de Realidade Aumentada será apresentado pela Titan Pneus

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 37min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024