Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 29 de Março de 2024

Noticias

JANTAR DA EMPRESA: Cinco gafes que se repetem todos os anos e deveríamos corrigir já

Algumas se devem somente à desinibição, outras satisfazem desejos sexuais latentes

17 de Dezembro de 2019 as 09h 00min

Foto: Divulgação

 

DA REPORTAGEM

Como ser vegetariano e sobreviver às celebrações natalinas

Todo ano é uma repetição do anterior. Cerimonial idêntico e o mesmo gesto emburrado quando nos é comunicado que a empresa organiza um almoço ou jantar de Natal. Cochichos nos corredores sobre como será dessa vez e esse zunzum por cada detalhe do convite. A simples menção do evento faz com que ressoe em nossas cabeças o tilintar do chefe anunciando o temido discurso de Natal. Esse gole é necessário?

Parece que sim, de acordo com o psicólogo Gabriel Schwartz, bom conhecedor dos recursos humanos após 25 anos na área trabalhista. “Ainda que pareça trivial – diz –, as reuniões de final de ano são pensadas para compartilhar um momento de festejo entre os que estiveram próximos durante doze meses. É bom para a empresa planejar eventos que permitam que todos participem e os colaboradores se sentirão contentes participando. Fazem parte do trabalho e de nossa vida. De acordo com sua cultura e suas peculiaridades, cada empresa fará seu estilo de comemoração”.

O problema apontado por Schwartz é que, por ser um momento de distensão, “nossas defesas baixam” e acabamos arrumando confusão. Entramos titubeantes no local sem saber muito bem onde está o lugar de cada um e pressentindo que ocorrerão desavenças. “Sempre acontecem, da mesma forma que no âmbito familiar”, diz o especialista. Um pouco depois, as histórias serão suficientes para encher os doze meses do próximo calendário. Quais são as gafes mais comuns, aquelas que é preciso evitar para não estar nas bocas dos colegas durante os próximos doze meses?

 

Nunca falar demais passa menos desapercebido

Em estado ébrio é difícil falar com cordura e qualquer comentário, mesmo que pareça inocente, pode causar uma discussão. Isso é corroborado por uma pesquisa realizada pela empresa de pesquisa de mercados OnePoll, cujas conclusões foram publicadas no New York Post: dois em cada cinco funcionários presenciaram uma cena incômoda e histórias demasiadamente quentes para conseguir manter a boca fechada. Cada convidado volta para casa com uma média de sete fofocas sobre seus colegas, de modo que não é estranho que 75% dos empregados esperem com avidez esse encontro deixando claro que qualquer lamento é pura hipocrisia. Convém lembrar que é mais fácil prestar atenção ao que se diz do que o que sai por bocas alheias.

 

Retirar o espertinho que fica dentro de você (e lá deve ficar)

“A refeição incita o reforço dos vínculos; divertir-se e mostrar facetas desconhecidas enriquece a relação. Nas reuniões se descobre que alguém sabe cantar e tocar um instrumento, e é bom dançando e o melhor contando piadas”, diz o psicólogo. Uns decidem brilhar e ser a alma da festa, enquanto outros precisam de um empurrão para se integrar.

Mas não é fácil dividir a mesa com o comilão, o puxa-saco, o bem-educado, o estraga-prazeres, o chato, o pedante, o desagradável e o irritante que acaba abraçado a não se sabe quem, mas que decidiu que essa noite será seu amigo. O melhor que pode acontecer é aproveitar um delicioso menu, estreitar laços com colegas, se aproximar do chefe, beber álcool grátis e ficar a par da melhor fofoca.

 

Os chefes são humanos: não deixarão de tomar nota

Que distância deveríamos guardar ao brindar com os mandachuvas? O prudente é não se mostrar muito carinhoso e demasiadamente litúrgico, vamos agir com boas maneiras, que aconselham naturalidade e discrição. “Os chefes – diz o psicólogo – são pessoas, mas continuam mandando. Ainda que sua atitude dependa do vínculo com seus empregados, não vamos perder de vista que prestarão atenção a qualquer dado que revele mais sobre quem é e como é cada um”. As pessoas tendem a julgar os outros, e se você é um superior o julgamento pode ser devastador: baixar a guarda pode acabar servindo somente para dar-lhes motivos para mudar de opinião em relação a nós... para pior. E o álcool é muito eficiente para diminuir o nível de alerta, deixando pouco resquício às preocupações e ao senso comum.

 

Resolver a tensão sexual com um colega (ou um superior)

A conversa pós-refeição, com o espírito festivo elevado a outra dimensão, parece que incita a dar rédeas soltas às paixões e às tensões sexuais não resolvidas entre colegas. O Detectives Global Risk destaca um dado: 57% dos homens e 63% das mulheres reconhecem ter sido infiéis aos seus companheiros após um jantar de Natal. “A mudança do cenário habitual pode levar a uma maior desinibição entre os colegas, que misturada ao ambiente de festa pode levar ao adultério”, escrevem em um blog de seu site. Aproximadamente 4% dos homens afirmam ter sido infiéis com sua chefa, enquanto 13% das mulheres tiveram um encontro íntimo com seu chefe.

 

Nem todas as noites se comemora o Natal

Voltando à pesquisa da OnePoll, um em cada três funcionários faz algo de que se arrepende. 35% chega tarde ao trabalho e 17% tem a pouca decência de faltar. Uns por vergonha, outros por autêntica indisposição. É a rara virtude das bebidas alcoólicas servidas em abundância, que avivam a criatividade e a pessoa acaba misturando o divino com o humano. A pior gafe é nos esquecer de que o Natal só se comemora uma vez por ano, e que os colegas de trabalho são pessoas com as quais precisamos lidar em um entorno profissional os outros 364 dias, talvez tão rápido como no dia após a noite de farra.

Por fim acabaremos sem saber muito bem quem é quem e cantando Noite Feliz, brindando, com o copo meio cheio ou meio vazio, pelo que já se passou da noite e o que ainda resta. Como se cada ano novo trouxesse um novo destino. Ao nosso lado, Nietzsche: “Bem-aventurados sejam os esquecidos, que voltam a tropeçar na mesma pedra”.

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1263 29/03/2024