Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 19 de Abril de 2024

Noticias

JUARA: Alunos aprendem cultura africana e indígena com projeto de pintura

23 de Outubro de 2019 as 19h 00min

Ideia é introduzir ao aluno fundamentos teóricos – Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

A Escola Estadual Luiza Nunes Bezerra, em Juara, desenvolve o projeto de “arte na telha” que trabalha a arte africana e indígena. Os trabalhos, com alunos do 7º e 9º ano, foram desenvolvidos pela professora de arte Brunna Carolina Rechi.

Segundo a professora, o foco do projeto é mostrar os valores étnicos, morais e religiosos, que são as características marcantes dos povos africanos e indígenas. “Trata-se de uma arte extremamente representativa, que chama atenção pela sua forma e estética dos simples objetos de uso diário”, observa.

Para o trabalho, alunos utilizaram a telha de barro e a tela de tecido como material, tintas bem coloridas e fortes, representando as máscaras, roupas e costumes da arte indígena e africana. A pintura é empregada na decoração das paredes dos palácios reais, celeiros, das choupas sagradas da época. Seus motivos, muito variados, vão desde formas essencialmente geométricas.

A aluna Lauane dos Santos, do 7º ano, ficou satisfeita com o trabalho, pois aprendeu muitas coisas que desconhecia das duas culturas. São imagens e pinturas que fazem parte das tradições africanas e indígenas e, com isso, conseguimos aprender o conteúdo. Foi uma experiência incrível”, resume.

Veja Mais

Projeto-piloto garantirá produção e venda de gengibre e açafrão

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 55min


Para Janaina, MDB sairá prejudicado caso tenha candidato em Cuiabá

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 54min


AL debate impactos da ZPE em Cáceres

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 53min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024