Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 20 de Abril de 2024

Noticias

JUARA: Materiais recicláveis viram instrumentos musicais nas mãos de alunos

Os estudantes construíram uma “fanfarra bate-latas”, reciclando latas de tintas que seriam descartadas, e flautas com pedaços de cano em PVC

27 de Novembro de 2019 as 09h 30min

Os alunos colocam em prática a fanfarra com material reciclável - Foto por: Divulgação

Assessoria

Alunos da Escola Estadual Plena Daury Riva, localizada no município de Juara (a 709 quilômetros a médio-norte da Capital) transformaram materiais recicláveis em instrumentos musicais. O foco do trabalho é desenvolver as capacidades cognitivas, emocionais e psíquicas dos estudantes, propiciando a formação plena, dentro da disciplina eletiva. Participam do trabalho, estudante do 3º ao 5º ano do ensino fundamental.

No desenvolver da disciplina os estudantes construíram uma “fanfarra bate-latas”, reciclando latas de tintas que seriam descartadas, e flautas com pedaços de cano em PVC. O resultado foi o melhor possível deixando todos os envolvidos motivados.

Nas aulas os alunos tiveram a oportunidade de testar na prática toda a teoria aplicada, colaborando para que a harmonia e a improvisação tornem-se realidade. A fanfarra abriu novos horizontes aos estudantes para que tenham maior compreensão da composição musical dos estilos musicais que compõe a diversidade cultural, além de oportunizar um leque imensurável de conhecimento.

Os coordenadores do trabalho, professores Maria Edirlene e Rubens Queiros, avaliaram que o envolvimento dos alunos foi surpreendente, e que os alunos demonstraram o domínio quanto aos ritmos musicais, à interação, a autodisciplina e reflexão. Essas atividades contribuíram para a melhoria da aprendizagem dos estudantes, na aquisição das habilidades de leitura e escrita além da ampliação da capacidade de interação social fazendo-os conhecer e respeitar a diversidade. 

Os coordenadores assinalam que os alunos focaram a comunicação e a expressão pela música que se dão através da interpretação, improvisação e composição. O objetivo se completa com a apreciação da música por meio da escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical.

Divulgação

 

 

Veja Mais

Defensor do agro, Rogério Marinho palestra sobre economia e política

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 18h 53min


Legislativo tem quase 300 pautas referentes ao agro em análise

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 14h 54min


Manchester United projeta barca ao fim da temporada

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 13h 55min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024