Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 26 de Abril de 2024

Noticias

JUSTIÇA ELEITORAL: Mais de 500 mil estão irregulares

O cancelamento do título eleitoral impede que os eleitores votem nas eleições de 2020

21 de Janeiro de 2020 as 06h 15min

Foto: Bruno Kelly/Reuters

TRE/MT alerta para regularização

CLEMERSON SM

clemersonsm@msn.com

 

Há uma grande preocupação por parte do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT), com os eleitores que estão com suas situações irregulares.

De acordo com o presidente do TRE/MT, desembargador Gilberto Giraldelli, 572.887 mil pessoas tiveram seus títulos cancelados e não vão poder votar nas eleições municipais deste ano, caso não regularizem em tempo a situação.

“Isso nos preocupa muito. Porque nós já realizamos biometria em 87 municípios e nas maiores cidades, como Cuiabá e Várzea Grande. Em Cuiabá são 145,509 mil eleitores com títulos cancelados, e em Várzea Grande são 65.380", disse o chefe da Justiça Eleitoral. 

O presidente do TRE/MT avisa que esses eleitores que estão em situação irregular, que ainda não fizeram o cadastro biométrico, têm até o dia 5 de maio para normalizarem a situação. “A legislação eleitoral diz que o fechamento do cadastro dos eleitores tem que ser em 151 dias antes das eleições, ou seja, 5 meses e 1 dia, que é para que o TSE tenha tempo para fazer a lista de votação, a distribuição e a lei resguarda esse prazo”, explica. 

Na análise do desembargador, boa parte dos eleitores que estão em situações de irregularidade, são os que não tem interesse em votar, por estarem descrentes com a política.

O que acaba, a cada eleição, intensificando o número de abstenção do dia da eleição. “A abstenção está acontecendo muito em função do próprio eleitorado que está, de certa maneira, indignado com o que vem ocorrendo, com a crise política, escândalos e tudo mais. Mas a impressão que tenho é que essa abstenção poderá diminuir com a biometria, porque quando fazemos a revisão do eleitorado a gente se aproxima muito do número de eleitores com a realidade. Então estará regular aquele eleitor que comparece mesmo. Quem vai sair é quem não tem mais interesse em votar. Assim chegaremos mais próximo da realidade”, avaliou. 

 

BIOMETRIA

Segundo dados atualizados do TRE,dos 141 municípios, 87 já estão aptos para a votação biométrica neste ano. Dez deverão ter votação híbrida, pois o processo ainda não está 100% concluído, outros 44 municípios ainda devem ficar no sistema antigo, pois ainda não realizaram e recadastramento biométrico.

A previsão da Justiça Eleitoral do estado era de que os 141 municípios pudessem ter finalizado o cadastramento biométrico, porém, com a eleição suplementar para o Senado, a finalização do processo de biometria deverá ficar para o início de 2021. 

"Com esse fato atípico das eleições suplementares que devemos fazer neste primeiro semestre, e as eleições municipais, a conclusão do recadastramento biométrico ficará para o início de 2021. Mas vamos concluir esse trabalho”, disse Gilberto Giraldelli.

 

 

 

Veja Mais

Após assassinatos, empresária ri e aponta arma para câmera

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 08h 02min


Inauguradas ciclovias e pistas de caminhada em duas avenidas em Nova Mutum

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 07h 02min


Juiz condena empresário, Santos e CBF por falhas em jogo na Arena Pantanal

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 06h 01min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024