Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 29 de Março de 2024

Noticias

LAZER SINOPENSE: Diversão e entretenimento na história

O primeiro cinema foi o Cine-Teatro Amazônas

14 de Setembro de 2020 as 09h 00min

Foto: Museu Histórico

TIAGO ALINOR HOISSA BENFICA

 

Essa seção está bem incompleta, e deveria ser continuada, ter contata mais histórias em outras ocasiões sobre como era viver em Sinop, como era o seu dia a dia, quando não se estava trabalhando.

Vários relatos apontam que os locais mais badalados da cidade já foram o Restaurante Colonial, onde já funcionou uma danceteria, a Associação Atlética Banco do Brasil/A.AB.B., o Amazônia Clube – que primeiramente era a sede do Centro de Tradições Gaúchas/CTG, e os bailes do Rio Preto. O Restaurante Colonial era a danceteria elitizada da cidade. Havia também o primeiro cinema, o Cine-Teatro Amazônas, do qual há um relato inusitado colhido através de uma entrevista anônima. “O cinema era no estacionamento do [mercado] Machado do centro. Quando chovia, a água vinha até a metade das cadeiras. E vinha vindo barata! Que lugar triste! Mas só tinha aquilo, fazer o quê! Fita que quebrava, até emendar...”, revelou.

Em Sinop, o Parque Florestal foi lugar onde as pessoas iam visitar não apenas para tirar foto. Conforme um relato, ele poderia ser utilizado para passar o fim de semana. “Tinha que fazer uma ficha, reservava um local, se autorizava, trazia a churrasqueira, jogava baralho debaixo da sombra. Havia conferência ao final”, relembrou.

O autor deste trabalho lembra dos bailes promovidos no Parque, que fazia um barulho possível de se escutar há centenas de metros do local que emitia o som. E também, na represa do Parque Florestal, que já foi permitido banho, em uma água propícia a levar para casa o “pano branco” na pele do banhista. Por falta de segurança, havia afogamentos com certa frequência. E para “resolver” o problema, a Prefeitura proibiu o banho.

A prática da proibição da frequência de um local público, por causa da omissão dos cuidados do serviço público, possui outros exemplos em Sinop, como a antiga praça União, na avenida dos Jequitibás, que foi cercada para proibir a presença dos “maus cidadãos”; logo, tirou esse espaço público da população. Esse fato também lembra a lógica de certas escolas que, ao receber novos computadores com acesso à internet para o uso dos alunos, preferiam deixar a sala de informática fechada, para os alunos não estragarem os equipamentos. É uma lógica covarde!

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1263 29/03/2024