Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 28 de Março de 2024

Noticias

LEVANTAMENTO: 4,9 mil ações ajuizadas por condições análogas à escravidão

A Justiça do Trabalho em Mato Grosso recebeu 54 ações com pedidos de indenizações

31 de Janeiro de 2020 as 06h 00min

Foto: Divulgação

Caso em Barra do Garças teve repercussão em todo o país

DA REPORTAGEM

 

A Justiça do Trabalho em Mato Grosso recebeu 54 ações com pedidos de indenizações ajuizadas por trabalhadores que alegavam trabalhar em condições análogas à escravidão. Nos últimos quatro anos, foram 488 processos envolvendo o assunto nas varas trabalhistas do estado. Também foram ajuizadas, no ano passado, 693 ações em cujos pedidos constavam denúncias de trabalhos degradantes, que podem, a depender do caso concreto, serem consideradas como análogas ao escravo. Desde 2016, foram 4,9 mil ações com esta alegação na Justiça do Trabalho, no estado.

Segundo informações da assessoria de imprensa do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-23ª Região), nem todos são julgados procedentes, mas, de forma geral, quando comprovados em juízo, os números se traduzem em histórias de trabalhadores que buscam direitos básicos como local para refeição, condições dignas de higiene, local de descanso, fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPI), serviços de saúde, entre outros.

Conforme explica a juíza da 4ª Vara do Trabalho de Cuiabá, Deizimar Mendonça, o trabalho escravo existiu legalmente até 1888, quando foi abolido pela Lei Áurea. “Entretanto, até hoje há trabalhadores que são submetidos a condições análogas às de escravo”, disse por meio da assessoria de imprensa. As características constam no artigo 149 do Código Penal, que define a prática como a submissão “a trabalhos forçados ou a jornada exaustiva, quer sujeitando-o a condições degradantes de trabalho, quer restringindo, por qualquer meio, sua locomoção em razão de dívida contraída com o empregador ou preposto”.

Nesta semana, foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo (28), data que reforça a importância do esforço conjunto das instituições para prevenir e extinguir a prática. Os números de casos de trabalho análogo ao escravo ainda impressionam. Entre 2003 e 2018, cerca de 45 mil trabalhadores foram resgatados e libertados dessas condições no Brasil, conforme dados do Observatório Digital do Trabalho Escravo. A maioria das vítimas era do sexo masculino, tinham entre 18 e 24 anos e apresentavam baixa escolaridade.

De acordo com dados divulgados pelo Tribunal Regional do Trabalho, Confresa lidera o ranking de municípios brasileiros com maior índice de pessoas resgatadas de trabalhos análogos ao escravo nos últimos 15 anos. Entre os anos de 2003 e 2008, foram libertos 1.348 trabalhadores na região.

A informação consta no Observatório Digital do Trabalho Escravo, ferramenta desenvolvida pelo MPT em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), que integra conteúdo de diversos bancos de dados e relatórios governamentais sobre o tema. Conforme a plataforma, os setores que mais registram casos em Confresa são o cultivo de arroz, a fabricação de álcool e a criação de bovinos para corte.

Os dados mostram ainda a relação direta entre a baixa escolaridade e o risco de ser aliciado. Dos regatados naturais de Confresa, 80% são analfabetos e 20 % tinham apenas até o quinto ano completos. Dos resgatados oriundos de outros estados, 49 % não sabiam ler nem escrever, 12% tinham até o 6º ou 9º ano incompletos e 33% ainda não tinham completado o 5º ano. No ranking nacional por municípios, aparece ainda Ulianópolis/PA com 1.288 resgatados de trabalho análogo ao escravo; Brasilândia/MS com 1.011 casos; Campos dos Goytacazes/RJ com 982 e São Desidério/BA onde houve 967 registros nos últimos 15 anos.

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1262 28/03/2024