Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 24 de Abril de 2024

Noticias

LIBERTADORES: Ameaça de eliminação não pode jogar fora a evolução do Corinthians

Derrotas consecutivas assustam a torcida antes do duelo decisivo contra o Guaraní

12 de Fevereiro de 2020 as 08h 00min

Foto: Marcos Ribolli

DA REPORTAGEM

 

Não é o cenário ideal às vésperas de um jogo decisivo na Copa Libertadores. A três dias de enfrentar o Guaraní do Paraguai em Itaquera, no jogo que define o futuro do Corinthians na competição sul-americana, a equipe perdeu o seu segundo jogo consecutivo e agora chega, no aspecto emocional, bastante pressionada para tentar avançar à terceira fase.

A derrota foi a primeira da história para a Inter de Limeira dentro de Itaquera – o duelo, aliás, não acontecia desde 2005. Apesar de frustrante para os torcedores, a comissão assumiu o risco de um tropeço ao poupar titulares: Fagner, Gil, Camacho, Luan e Boselli. Janderson, suspenso, foi outra ausência.

Muito modificado, o Corinthians mostrou uma carência que vem exibindo desde os jogos da pré-temporada na Flórida: há desequilíbrio dentro do elenco. A comissão tem problemas de peças na lateral direita, na zaga, no meio-campo e nas extremidades. Assim, quando há muitas mudanças, o nível cai.

O Corinthians mistão até fez alguns minutos bons na partida diante do bom time da Inter de Limeira, mas em momento algum conseguiu aplicar o domínio que teve nas partidas contra Botafogo-SP e Santos, quando jogou com time completo. Nem mesmo os padrões técnicos foram repetidos na partida.

Em vez de levar a campo um time com forte pressão na saída de bola, com troca de passes qualificada e verticalidade, o Corinthians de domingo foi um time que conseguiu fazer muito pouco ofensivamente. Com Gustagol na frente, a equipe tentou 50 cruzamentos e, segundo o SofaScore, acertou 31 deles.

“Foi uma circunstância do jogo. Como levamos o gol, precisávamos fazer, tínhamos o Gustavo na área e o jogo por dentro estava muito fechado. Então se desenhava pelo lado, para fazer cruzamentos. Estávamos buscando o gol”, justificou Lucas Piton, que tentou 22 cruzamentos e acertou sete.

Isso não quer dizer que o Corinthians passará a ser um time de cruzamentos e bolas na área. Com elenco completo, a ideia de Tiago Nunes segue sendo a de bola no chão, troca de passes e efetividade.

Os resultados ruins e a ameaça de eliminação precoce na segunda fase da Libertadores tornam a semana corintiana bem complicada. Mas não se pode jogar fora tudo o que a equipe evoluiu desde o dia 6 de janeiro. O Corinthians versão ofensiva já teve bons momentos. Para que virem rotina, vai errar e perder jogos.

Já criticado por alguns torcedores mais apressados, o trabalho de Tiago Nunes só deve ser interrompido se em algum momento a diretoria entender que os jogadores não acreditam mais no que se propõe. Algo que, hoje, não parece ser o problema. Assim, é o caso de dar tempo ao tempo para tentar colher frutos.

No futebol, como se sabe, nada é garantia de título. O tempo pode passar e o futebol corintiano não se tornar nem bonito, nem seguro, nem equilibrado. O que se sabe é que, numa mudança tão grande de estilo de jogo de 2019 para 2020, nada vai acontecer do dia para noite. É preciso manter convicções.

Veja Mais

Cachorro que ia pra Sinop morre em voo após GOL mandá-lo para Fortaleza

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 13h 51min


Período proibitivo de uso do fogo terá prazos diferentes para biomas

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 12h 35min


Governo abre prazo para empresas aderirem a programa de recuperação

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 11h 28min


Jornal Online

Edição nº1280 24/04/2024