Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 28 de Março de 2024

Noticias

LIMPEZA VEICULAR: Saiba como higienizar carro e moto para prevenção ao novo coronavírus

Correta e frequente higienização também se tornou essencial na prevenção ao vírus

21 de Julho de 2020 as 08h 00min

Foto: Lidiana Cuiabano

DA REPORTAGEM

 

Em tempos de propagação do contágio do novo coronavírus, uma correta e frequente higienização dos automóveis e motocicletas também se tornou essencial na prevenção ao vírus. A desinfecção diária é necessária, especialmente em veículos que são usados de forma compartilhada com mais de uma pessoa, sejam condutores ou passageiros.

O interior dos carros, por exemplo, é composto por diversos materiais, como tecido, plástico, couro, camurça, dentre outros, que exigem uma técnica correta e adequada de limpeza.

Seguindo as recomendações das autoridades sanitárias de Mato Grosso, para uma higienização segura e correta, basta utilizar água e sabão neutro, na parte externa e interna do veículo.

“As mãos, objetos ou gotículas expelidas por condutores ou passageiros contaminados pelo vírus, podem fazer com que o vírus fique sob as superfícies internas do veículo. Por isso o ideal é que a higienização e desinfecção do carro e moto seja realizada todos os dias”, disse a gerente de Ações Educativas do Detran-MT, Rosane Pölzl. 

 

O QUE

LIMPAR?

O item principal para conduzir veículos e motos são as chaves. Alguns tipos de chaves, com o corpo de borracha e metal, podem ser lavadas com água e sabão neutro. Já as chaves eletrônicas podem ser limpas utilizando pano úmido com álcool 70%. Além disso, para manter a higienização, o ideal é sempre lavar as mãos com água e sabão antes de entrar e depois de sair do carro. Caso não seja possível, motoristas e passageiros devem utilizar álcool 70% para a desinfecção das mãos.

Para a limpeza interna dos veículos é preciso ficar atento. Alguns produtos de limpeza para automóveis não eliminam o vírus. Neste caso, o mais indicado é a utilização de água e sabão neutro. As partes que devem ter maior atenção são as maçanetas, volante, câmbio, painel, cintos de segurança, além de todas as partes mais tocadas por condutor e passageiro.

O ar condicionado nos carros também deve ser levado em consideração. O sistema de ventilação deve ser regulado de forma que possibilite a troca do ar interno com o externo do veículo.

 

CAPACETE

As motocicletas também exigem cuidados especiais. Guidão, chaves e retrovisores devem ser lavados diariamente com água e sabão. A parte externa dos capacetes permite a limpeza com água e sabão neutro. Na parte interna, se não for possível a retirada do forro para lavagem com água e sabão, é ideal que sejam utilizados sprays antibacterianos.

Com as lavagens e com a utilização diária desse equipamento de segurança, é possível que a viseira necessite de um polimento com intervalos cada vez menores. Os polimentos evitam que arranhões prejudiquem a visão do motociclista.

Autoridades de Saúde recomendam que o capacete não seja de uso coletivo, por membros da mesma família, muito menos emprestado, pois o capacete possui diversos tamanhos. Durante a pandemia do coronavírus é necessário redobrar esses cuidados, tornando esse equipamento de segurança cada vez mais individualizado, evitando o compartilhamento.

Os motoristas de aplicativos e mototaxistas precisam redobrar os cuidados quanto à higienização e desinfecção frequente dos veículos e motos, devido à alta rotatividade de passageiros.

A higienização deve ser realizada a cada transporte, sempre com o uso do álcool 70% com ajuda de um pano macio, limpando principalmente as áreas de contato como volante, câmbio, botões, puxadores de porta, cinto de segurança. Nos casos das motos, o guidão, banco e capacetes.

Veja Mais

Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Programa Saúde na Escola será lançado nesta quinta em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 09h 10min


Entenda impacto na economia e o consumo dos brasileiros

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 08h 12min


Jornal Online

Edição nº1262 28/03/2024