Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Abril de 2024

Noticias

MÉDIOA ARAGUAIA Quantidade de chuvas foi ideal apenas em Canarana

29 de Maio de 2021 as 07h 46min

Chuvas não alcançaram o ideal em algumas cidades – Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

AGR Notícias

 

Com o fim da safra 2020/21 se aproximando e a temporada de chuvas dada como encerrada, os índices pluviômetros acumulados de setembro/2020 a maio/2021 apontam uma disparidade de chuvas entre regiões próximas e, ainda, uma safra marcada por grandes períodos de estiagem.

Levantamento realizado com base em dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio das estações convencionais em Nova Xavantina e em Canarana, e em Água Boa, com base nos dados de Adelir Uebel, mostra mês a mês as precipitações na região.

O esperado, conforme apontam agrônomos e produtores, é que uma temporada de chuvas na região acumule em torno de 1,8 mil mm. Esse patamar só foi atingido em Canarana, embora tenham sido registrados disparidades entre regiões próximas e em meses consecutivos, com registro de até 20 dias de estiagem.

Em Água Boa, os dados apontam que as chuvas ficaram abaixo do esperado em relação à média histórica. Dos três municípios com dados meteorológicos disponíveis, Nova Xavantina foi o que registrou o menor acúmulo na safra.

Os longos períodos de estiagem, somados à irregularidade das chuvas, a disparidade de precipitação em um mesmo município, foram responsáveis pela queda de produtividade da soja e do milho em algumas áreas do Médio Araguaia. Conforme a Clima Tempo, não há previsão de chuvas para os próximos 15 dias em toda a região, denotando que a temporada da chuva, realmente tenha chegado ao fim.

Veja Mais

Mais de R$ 1,3 milhão em investimentos são entregues à agricultura familiar em Sorriso

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 17h 06min


Via Brasil BR-163 promove obras de melhorias nas BRs 163 e 230

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 59min


App de Realidade Aumentada será apresentado pela Titan Pneus

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 37min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024