Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 18 de Abril de 2024

Noticias

Mais de 2 mil na versão cartão foram emitidos em MT desde junho

Na versão cédula, foram impressos 67 mil desde maio

30 de Julho de 2019 as 00h 00min

DA REPORTAGEM

 

Em pouco mais de um mês, mais de dois mil documentos de identidade na versão cartão foram emitidos em Mato Grosso. O novo modelo de identificação passou a ser feito em junho deste ano.

Na modalidade cédula, que é a versão antiga do documento, foram emitidas 67 mil vias desde maio. A novidade neste modelo é a inclusão dos números do CPF, do título de eleitor e da carteira de trabalho (CTPS). Assim, o cidadão pode transportar apenas um documento.

Tanto a nova versão do modela convencional quanto o cartão trazem elementos que garantem maior segurança. "As cores e o alto revelo nas novas versões do documento tendem a evitar a falsificação", disse o diretor da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Ailton Silva Machado.

Os novos documentos também permitem o uso do nome social, especialmente para garantir os direitos dos integrantes de grupos LGBT. Para ter acesso, mulheres e homens trans e travestis devem procurar os postos de atendimento da Politec, preencher um requerimento e informar o nome pelo qual quer ser chamado.

"Lembro que no nome social, a mudança ocorre apenas no primeiro nome, os sobrenomes permanecem os contidos na certidão de nascimento", esclareceu Machado. Ainda segundo a Politec, 77% das carteiras de identidade emitidas no estado são isentas de pagamento.

Idosos acima de 65 anos e pessoas entre 60 e 64 anos, vítimas de furto ou roubo, têm direito à gratuidade. Além deles, são isentos, os recém alfabetizados, menores de 18 anos que solicitam a segunda via e pessoas inscritas nos programas sociais do governo federal.

Para os demais cidadãos, o custo da carteira de identidade é R$ 99,53. O prazo a retirada do documento é de 15 a 30 dias.

Veja Mais

Projeto-piloto garantirá produção e venda de gengibre e açafrão

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 55min


Para Janaina, MDB sairá prejudicado caso tenha candidato em Cuiabá

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 54min


AL debate impactos da ZPE em Cáceres

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 53min


Jornal Online

Edição nº1276 18/04/2024