Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 19 de Abril de 2024

Noticias

MAIS PROCURADO NO PARAGUAI Narcotraficante é preso em MT e será extraditado

Operação entre policiais federais e Secretaria Nacional Antidrogas prendeu Samudio

01 de Abril de 2021 as 11h 44min

Momento da prisão de Samudio em Sinop — Foto: Senad

DA REPORTAGEM

 

O narcotraficante Jorge Teófilo Samudio, conhecido como ‘Samura’, 49 anos, foi preso em Sinop. Ele era líder de uma organização criminosa que atua no Brasil e era o narcotraficante mais procurado do Paraguai. A prisão dele ocorreu segunda (29), foi divulgada na terça (30) e ele já foi transferido para Brasília.

Segundo informações da Polícia Federal e da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (Senad), que coordenaram a operação da prisão dele, Samura é uma das principais lideranças do tráfico internacional de drogas daquele país.

A Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp) informou que Samura ficou preso na Penitenciária Osvaldo Florentino Leite Ferreira, o “Ferrugem”, em Sinop, de onde foi transferido de comboio até o aeroporto, onde embarcou escoltado por policiais em um avião para a capital federal.

Samura tinha fortes conexões com uma facção brasileira que atua no Rio de Janeiro era responsável pelo envio de grandes carregamentos de cocaína para o Brasil. Também era o administrador de um relevante esquema de lavagem de dinheiro em solo paraguaio.

Além de atuar no envio de cocaína, o criminoso fornecia armas de grosso calibre à organização criminosa carioca, utilizando-se de propriedades rurais em solo paraguaio como estrutura logística para aterrissagem e decolagem de pequenas aeronaves carregadas com cocaína e armas.

O traficante já havia sido preso em 2018 por autoridades do Paraguai, entretanto, em 11 de setembro de 2019, foi resgatado de um presídio naquele país em ação extremamente violenta, com a utilização de armas de fogo de grosso calibre, que ainda causou a morte de um oficial da polícia paraguaia.

O mandado de prisão preventiva para extradição foi expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e cumprido pela PF em Mato Grosso. No momento da prisão, o paraguaio estava com uma arma e utilizava documento falso, razão pela qual também foi preso em flagrante.

 

PERFIL

De acordo com a Senad, Samura tinha um grande poder aquisitivo. Considerado ‘mão de ferro’, ele tinha uma grande infraestrutura, logística e controle sobre criminosos em várias atividades ilegais.

A secretaria do Paraguai calcula que o narcotraficante era o responsável pelo tráfico de cocaína com lucros que giravam em torno de 20 milhões de dólares por mês, levando-se em consideração a quantidade de drogas. O tráfico era feito por aviões que descarregavam os entorpecentes em propriedades rurais localizadas em Amambay, Concepción e Alto Paraguai.

Veja Mais

Zé Ramalho é cotado para vice na chapa com Dorner

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 06h 47min


90 mandados contra investigados por tráfico e associação criminosa

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 05h 46min


Projeto-piloto garantirá produção e venda de gengibre e açafrão

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 55min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024