Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 27 de Abril de 2024

Noticias

Manutenção e seguro, gastos a serem considerados antes de adquirir o seu usado

Confira os principais gastos que você deve analisar na hora de garantir um carro usado

24 de Novembro de 2020 as 13h 30min

De fato, qualquer pessoa que vai comprar ou trocar de carro sabe a expectativa que esse processo envolve, afinal, ter um veículo para chamar de seu é garantia de liberdade, autonomia e facilidade de locomoção. Mas, nem tudo são flores. Isso porque, os gastos com um carro vão além das parcelas e do combustível. É preciso considerar vários outros fatores como manutenção, IPVA, estacionamento e seguro para a proteção de possíveis imprevistos.
Portanto, em qualquer momento, mas, principalmente nos períodos instáveis, é preciso realizar um bom planejamento prévio e colocar todas as contas no papel para observar se a nova aquisição realmente compensa os valores gastos.
Para te ajudar a fechar um negócio assertivo e seguro, listamos abaixo alguns fatores decisivos na hora de buscar por carros usados em Cuiabá ou seminovos.

Impostos
Além de todo o custo direcionado para manter um veículo em bom estado, é preciso reservar uma quantia para arcar com as taxas impostas pelo Governo como, por exemplo, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, ou IPVA, que é cobrado anualmente e tem preços estabelecidos de acordo com o modelo, ano e estado do veículo.
Além disso, também é necessário pagar, junto com o IPVA,  o DPVAT, o seguro obrigatório, criado para amparar as vítimas de acidentes de trânsito.

Licenciamento
O Licenciamento do veículo é a certificação de que o modelo está apto para transportar pessoas. Os valores variam de acordo com o estado e os pagamentos devem ser feitos diretamente ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Seguro
Embora não seja obrigatório, não dá para subestimar a necessidade de um seguro. Os valores das taxas variam de acordo com o modelo, ano e perfil do motorista. Para garantir as melhores condições, é recomendado fazer simulações com várias seguradoras diferentes, até encontrar a ideal para você.

Combustível
Sem dúvidas, esse é um dos maiores gastos de um carro. Portanto, antes de escolher o seu veículo, verifique se o motor é econômico e procure priorizar os modelos flex.

 

 Revisão e manutenção
As revisões periódicas são fundamentais para garantir total segurança aos condutores. Além disso, o ideal é que elas sejam realizadas na própria concessionária onde o veículo foi adquirido, para utilizar o seguro oferecido pela montadora. Por mais que isso traga mais gastos com o carro, é também uma ótima maneira de amenizar a depreciação do veículo.
Já a manutenção envolve alguns itens que devem ser revisados ou trocados frequentemente como é o caso dos filtros de óleo, ar e combustível. Alinhamento e balanceamento também devem ser realizados de maneira regular.

Garagem ou estacionamento
Outro fator que deve ser levado em conta no momento de comprar um carro é se o local onde você mora disponibiliza uma garagem. Se a resposta for negativa, provavelmente, você terá que recorrer aos estacionamentos para manter o seu veículo seguro e protegido. Contudo, é importante colocar no papel os gastos com estacionamentos. Afinal, shoppings, áreas centrais e diversos restaurantes costumam cobrar essas taxas dos motoristas.

Gastos inesperados
Por fim, antes de garantir um veículo, é preciso pensar nos gastos inesperados como pequenas colisões ou ajustes de peças que envolvem o pagamento da franquia do seguro ou, até mesmo, multas de trânsitos e pedágios.
Portanto, se você deseja realmente fazer um negócio sem dores de cabeça, é fundamental observar com calma todos os fatores citados acima para compreender o quanto irá gastar com um carro e analisar se o seu orçamento se adequa às necessidades do automóvel.

Dica extra:
Antes de garantir o seu usado, reserve um tempo para pesquisar os modelos que se adequam ao seu estilo de vida. Depois disso, compare os preços em sites de revenda de carros e não se esqueça de observar, com cautela, o estado e as condições do veículo antes de leva-lo para a sua garagem.

Se esse artigo foi interessante para você, compartilhe-o em suas redes sociais. Com certeza, essas informações podem ser muito importantes para pessoas que desejam comprar ou trocar de carro.

 

YURI BRUNORO É PUBLICITÁRIO

Veja Mais

Matança em Peixoto: família deve responder por associação criminosa

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 17h 41min


Morar próximo de áreas verdes reduz o risco de ansiedade e depressão

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 14h 05min


Chega ao mercado novo dosador de semente graúda

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 13h 04min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024