Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 16 de Abril de 2024

Noticias

MARCELÂNDIA: Transporte escolar deverá passar por adequações

Decisão foi tomada no mês passado

28 de Agosto de 2020 as 08h 30min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

Após constatação de irregularidades no transporte público escolar de Marcelândia, o Ministério Público ingressou com ação judicial e obteve liminar que determina ao Estado e Município uma série de adequações. Entre elas, a realização de vistoria semestral em todos os veículos utilizados para tal finalidade e a comprovação de que os condutores participaram de curso de especialização.

A liminar estabelece ainda que o Município deverá fixar a autorização para circulação nos veículos após a fiscalização promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito. Além disso, deverá comunicar ao Ciretran a relação dos veículos que não estão mais fazendo o transporte escolar para que seja dada baixa na autorização de transporte, caso vigente, e proceda a descaracterização veicular.

Em sua decisão, a juíza Thatiana dos Santos também reafirma a necessidade de o Estado de Mato Grosso, por intermédio do Detran, promover a fiscalização e negar a autorização caso o veículo não atenda as normas vigentes. Foi fixado um prazo de 60 a 180 dias, conforme a complexidade de cada obrigação, para cumprimento das medidas estabelecidas, sob pena de multa diária no valor de R$ 5 mil.

De acordo com o promotor de Justiça Guilherme da Costa, antes de ingressar com ação judicial o Ministério Público propôs a celebração de Termo de Ajustamento de Conduta, mas o Município entendeu que não haveria necessidade. Durante a investigação, foram constatadas as seguintes ilegalidades: veículos circulando sem afixação da autorização para circular que deve ser emitida pelo órgão executivo de trânsito responsável, veículos circulando sem vistoria semestral obrigatória, motoristas sem curso especializado de direção e ausência de cumprimento do dever de publicidade e orientação da frota veicular utilizada no transporte escolar.

Veja Mais

Amazônia Seguros: a importância de ter um seguro residencial

Publicado em 15 de Abril de 2024 ás 15h 15min


Sinop: 595 alvarás de construção foram emitidos no 1º trimestre

Publicado em 15 de Abril de 2024 ás 14h 20min


Grupo Pecuária Brasil reúne e agroindústrias em evento comemorativo

Publicado em 15 de Abril de 2024 ás 07h 41min


Jornal Online

Edição nº1274 16/04/2024