Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Abril de 2024

Noticias

Mato Grosso é o 5º do país em geração solar distribuída

Os investimentos em energia solar, em Mato Grosso, têm crescido significativamente.

27 de Julho de 2019 as 00h 00min

DA REPORTAGEM

 

Os investimentos em energia solar, em Mato Grosso, têm crescido significativamente. Hoje, o estado ocupa o 5º lugar no ranking entre os com maior potência instalada em geração solar distribuída, e Cuiabá está em sétimo lugar entre os municípios no país. As informações são do ranking atualizado da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

De acordo com o balanço da Absolar, o Estado acumula cerca de 47,8 megawatts (MW) de potência instalada, o equivalente a quase 5,8% do que é produzido na geração solar distribuída no país. Cuiabá acumula reúne de 7,7 MW o que corresponde a 0,9% da geração solar.

No país, com a quinta energia elétrica mais cara do mundo, os mato-grossenses querem encontrar uma maneira de consumir energia sem ter que arcar com uma conta de luz muito alta no final de cada mês. Os sistemas de energia solar fotovoltaica para geração elétrica surgiram como uma opção ao consumidor e permitem uma redução de até 95% na fatura.

De acordo com o empresário do segmento de energia solar, CEO da Enerzee, Alexandre Sperafico, o aquecimento da demanda é comprovado pelo próprio mercado local, em função da percepção do público de que a energia fotovoltaica, além de sustentável, também tem se consolidado viável economicamente.

"Prova disso é que estamos em operação desde outubro de 2018 quando iniciamos com apenas quatro funcionários e hoje possuímos 40 colaboradores. Ainda contamos com duas usinas de energia solar em pleno funcionamento, outras duas em construção e mais quatro em fase de projeto", afirma.

Ainda segundo mapeamento da Absolar, Mato Grosso possui atualmente cerca 3,7 mil sistemas de geração distribuída renovável de pequeno porte em telhados e pequenos terrenos, com mais de R$ 525 milhões de investimentos acumulados e mais de 2 mil empregos gerados.

Veja Mais

Mais de R$ 1,3 milhão em investimentos são entregues à agricultura familiar em Sorriso

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 17h 06min


Via Brasil BR-163 promove obras de melhorias nas BRs 163 e 230

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 59min


App de Realidade Aumentada será apresentado pela Titan Pneus

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 37min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024