Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 19 de Abril de 2024

Noticias

MATO GROSSO: Diminui área de cultivo de mandioca

Área reduziu pela metade

25 de Setembro de 2020 as 08h 00min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

A área com mandioca em Mato Grosso reduziu 52% na última década. Um dos motivos apontados é a escassez de mão de obra. Atualmente, o estado produz 267 mil toneladas de mandioca. Isso corresponde a mais de 18 mil hectares de produção da cultura.

Por falta de mão de obra, o cultivo da mandioca vai encolhendo, especialmente nas grandes propriedades rurais. Com isso, o preço da raiz vem aumentando. Pequenas propriedades com pessoas idosas também estão abandonando a cultura, por causa da mão de obra necessária no cultivo e nos cuidados gerais até sua colheita.

Atualmente o pacote de mandioca que tem cerca de 1,1 quilo custa em torno dos R$ 4 no comércio em Água Boa. Há poucos anos, o quilo da mandioca era encontrado por R$ 1. A Empaer de Água Boa, que atende a cerca de 10 produtores, através do técnico Alison Lorenzon, disse que são apenas 5 hectares de mandioca destinada a fins comerciais. A produtividade média é de 215 toneladas por hectare.

Os produtores estão espalhados nos PAs (Projetos de Assentamento) Jaraguá, Santa Maria e Jatobazinho. A mandioca é destinada ao mercado local. Além destes, outros produtores rurais plantam pequenas áreas apenas para consumo próprio, o que não fica relatado em levantamentos da Empaer para quantificar o total da produção.

Veja Mais

Defensor do agro, Rogério Marinho palestra sobre economia e política

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 18h 53min


Legislativo tem quase 300 pautas referentes ao agro em análise

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 14h 54min


Manchester United projeta barca ao fim da temporada

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 13h 55min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024