Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 28 de Março de 2024

Noticias

MATO GROSSO: Pesquisa aponta que mulheres são donas de 31% das empresas

26 de Novembro de 2020 as 07h 30min

Mulher trabalhando em escritório — Foto: Ilustração

DA REPORTAGEM

 

As mulheres representam 31% dos donos do próprio negócio em Mato Grosso, segundo dados de levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), baseado em dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A diretora Técnica do Sebrae MT, Eliane Chaves, reforça que as tendências e o grande desafio do século 21 é tornar a sociedade mais inclusiva e com uma economia muito mais dinâmica e inovadora.

Ela reforça que as estatísticas mostram um aumento da presença da mulher chefiando famílias e também no mercado de trabalho, mas lembra que existem muitos desafios a serem superados, culturais, como o fato de nem sempre a mulher receber o mesmo salário e não ter as condições de crescimento profissionais iguais às dos homens.

Segundo dados da pesquisa, as mulheres donas de negócios têm maior escolaridade que os homens (16% maior) e também um nível de formalização maior que o dos homens já que 31% possuem CNPJ, enquanto no grupo dos homens, apenas 29% são formalizados.

É maior a proporção das mulheres que trabalha sem sócios (84% contra 81% no caso dos homens). E quanto ao porte, os negócios conduzidos pelas mulheres são menores e é menor também a proporção de mulheres que são empregadoras. Além disso, elas têm menos empregados que os homens.

Veja Mais

Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Programa Saúde na Escola será lançado nesta quinta em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 09h 10min


Jornal Online

Edição nº1262 28/03/2024