Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Abril de 2024

Noticias

MATO GROSSO: Quase 900 pacientes na fila de cirurgias cardíacas

10 de Setembro de 2019 as 18h 10min

SUS oferece apenas 20 vagas ao mês em todo o estado – Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

Com apenas 20 vagas ofertadas ao mês para cirurgias cardiológicas, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e uma fila de quase 900 pacientes, entre eletivos e urgentes, a espera por alguns procedimentos pode chegar a seis meses em Mato Grosso. Dados da Central de Regulação em Cuiabá indicam que hoje são 772 pacientes aguardando na fila de eletivos e mais 122 na fila de urgência e emergência no Estado.

Atualmente, apenas o Hospital Geral realiza os procedimentos em adultos pelo SUS. Outras unidades que poderiam contribuir para zerar essa demanda não têm nem mesmo previsão para oferecer a especialidade.

A abertura dos serviços especializados no Hospital Municipal São Benedito, por exemplo, não avança e mesmo com promessas de oferecer atendimento na área de cardiológica desde sua inauguração, há 4 anos, até hoje a unidade não está habilitada.

Quando chamado pelo hospital, em média, o paciente fica 15 dias na unidade entre a realização de exames, da cirurgia e alta médica. Para cada cirurgia realizada é necessário que uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) esteja liberada. Tudo isso torna o trâmite da fila mais lento pois temos pacientes que um dia após a cirurgia estão muito bem, outros levam mais dias para a recuperação, e enquanto não tem UTI não podemos realizar outras cirurgias.

 

OUTRO LADO

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Saúde afirmou que apenas cofinancia os serviços cardiológicos. Informou ainda que, em nível estadual, as unidades que comprovam atendimento e recebem o cofinanciamento pela prestação de serviços cardiológicos são o Hospital Geral, em Cuiabá, Hospital Santa Casa de Rondonópolis e Hospital Infantil e Maternidade Femina, que presta atendimento apenas para crianças, também em Cuiabá. A pasta ainda reforçou que a atual gestão vem trabalhando, junto ao Ministério da Saúde, para habilitar a cardiologia no Hospital Estadual Santa Casa.

Veja Mais

Mais de R$ 1,3 milhão em investimentos são entregues à agricultura familiar em Sorriso

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 17h 06min


Via Brasil BR-163 promove obras de melhorias nas BRs 163 e 230

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 59min


App de Realidade Aumentada será apresentado pela Titan Pneus

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 12h 37min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024