Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 19 de Abril de 2024

Noticias

MATUPÁ: Licença ambiental para construção de destilaria de etanol é liberada

Licença prévia para a construção da Maracajá Bioenergia, foi liberada pela Sema

16 de Janeiro de 2021 as 08h 00min

Unidade vai produzir 323 mil litros de etanol – Foto: Assessoria

DA REPORTAGEM

 

A unidade será instalada em Matupá, a 700 km de Cuiabá. A indústria vai processar por dia 750 ton de milho, produzir 323 mil litros de etanol, 225 ton de DDGS para alimentação animal, além da geração de 10 MWH de energia.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) de Mato Grosso, concedeu a licença ambiental para a instalação de uma indústria de etanol de milho em Matupá, a 700 km de Cuiabá. O ato da entrega da licença aconteceu nessa quinta-feira (07), no paço municipal, pelo Prefeito Municipal Fernando Zafonato com a presença do Vice Prefeito Bruno Mena, do Diretor da empresa Maracajá Bioenergia, Cleocélio Assis Moraes e dos sócios da empresa F.O. Engesan Mayse Onohara e Antônio Figueiredo Netto responsáveis pelo licenciamento ambiental do empreendimento.

De acordo com o projeto, na fase de construção o empreendimento deve gerar mais de 800 empregos diretos e outros milhares de indiretos, além do investimento privado de R$ 250 milhões.

A empresa 'Maracajá Bioenergia' vai se instalar a 5 km do centro da cidade sentido Guarantã do Norte, em uma área de 400 mil metros.

A indústria vai processar por dia 750 ton de milho, produzir 323 mil litros de etanol, 225 ton de DDGS para alimentação animal, além da geração de 10 MWH de energia.

As tratativas para a construção da usina no município começaram no início do ano de 2020. À época, a empresa conversou com o então prefeito Valter Miotto, da intenção de se instalar no município.

 

Nesse momento a licença prévia é o ponto fundamental no processo, pois garante a Maracajá Bioenergia, desenvolver o projeto.

Para a emissão da licença, a SEMA verificou a viabilidade ambiental da indústria. A emissão da licença ocorreu após a comprovação e garantia de que a instalação da indústria de etanol de milho não causará dano ambiental.

Em 2020 a Maracajá Bioenergia firmou algumas importantes parcerias: além da F.O. Engesan para o licenciamento ambiental, com a empresa americana LUCAS E3 para fornecimento da tecnologia do processo, com a BTZ Tecnologia responsável pelo layout e pelo CAPEX e com a Datagro para estruturação financeira.

Veja Mais

Projeto-piloto garantirá produção e venda de gengibre e açafrão

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 55min


Para Janaina, MDB sairá prejudicado caso tenha candidato em Cuiabá

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 54min


AL debate impactos da ZPE em Cáceres

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 53min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024