Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 23 de Abril de 2024

Noticias

MEIO AMBIENTE - Ministro: parte das queimadas é feita de forma intencional

23 de Agosto de 2019 as 00h 00min

Segundo Inpe, de janeiro a 20 de agosto, foram quase 14 mil focos de calor – Foto: Ianara Garcia

DA REPORTAGEM

 

Durante visita a Mato Grosso, na quarta-feira (21), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, declarou que parte do fogo no estado é provocado de forma intencional. “O que nós verificamos, em todos os focos que vemos são alguns locais que foram fogo intencional, e alguns locais com fogo incidental. Aqui na cidade claramente no perímetro urbano fogo colocado proposital”, disse.

Ricardo Salles esteve em Sinop e Sorriso. Também esteve no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana da capital. Em todas as ocasiões, ele falou sobre queimadas e incêndios florestais.

A visita começou nos municípios da região Norte do estado, onde está sendo realizada a “Operação Abafa Amazônia”. Ricardo Salles sobrevoou, de helicóptero, a região dos municípios de Sinop e Sorriso e depois a região do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. Segundo o ministro, não há cortes na destinação final de recursos de combate a incêndios.

"Tanto que nós estamos com o mesmo número de brigadistas, atuando da mesma forma. São quatro aeronaves trabalhando para apagar o fogo em Chapada dos Guimarães. Agora, é um clima que está mais seco, mais quente, com mais vento e isso propicia uma propagação maior do fogo”, afirmou.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de janeiro até o dia 20 de agosto foram registrados quase 14 mil focos de calor em Mato Grosso. O Corpo de Bombeiros do Mato Grosso afirmou que precisa de mais apoio e vê com preocupação o bloqueio do Fundo Amazônia que, até este ano, investiu R$ 12 milhões em estrutura para combate ao fogo no estado.

Veja Mais

Cachorro que ia pra Sinop morre em voo após GOL mandá-lo para Fortaleza

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 13h 51min


Período proibitivo de uso do fogo terá prazos diferentes para biomas

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 12h 35min


Governo abre prazo para empresas aderirem a programa de recuperação

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 11h 28min


Jornal Online

Edição nº1280 24/04/2024