Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 26 de Abril de 2024

Noticias

MEIO AMBIENTE: Agências apresentam ações do Plano de Combate a Incêndios Florestais de Mato Grosso

Os dados finais de cada instituição contendo ações e valores farão parte de um relatório geral que deverá ser apresentado neste mês de novembro

16 de Novembro de 2019 as 08h 30min

Reunião Comitê Estadual de Gestão do Fogo - Foto por: Sema-MT

Assessoria

Agências do Comitê Estadual de Gestão do Fogo se reuniram para apresentação de parte das ações e valores relacionados ao Plano Integrado de Prevenção as Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais no Estado em 2019. Os dados finais de cada instituição farão parte de um relatório geral que deverá ser apresentado neste mês de novembro.

O Corpo de Bombeiros Militar apresentou um total de R$ 2,5 milhões de custo, envolvendo as etapas de prevenção, preparação, resposta e responsabilização, gastos com viaturas, Grupamento de Aviação Bombeiro Militar (GAVBM) e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

As ações do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães para a temporada de incêndios florestais 2019 teve um custo total de R$ 3,3 milhões, conforme informou o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O investimento abrange etapas de planejamento, preparação, resposta e responsabilização, que envolve preparação do plano, cursos, queimadas prescritas e aceiros, aquisição de ferramentas e equipamentos, salários, combustível e combate ao incêndio.

O Prevfogo, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), teve contratação de brigadistas para etapas de prevenção, preparação e combate. Durante a etapa de preparação ocorreram as atividades de queima prescrita em comunidades indígenas. O Ibama atua desde a parte preventiva, até monitoramento, vigilância, combate e responsabilização a partir dos laudos. 

Outras agências que apresentaram suas ações foram a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e Juizado Volante Ambiente (Juvam), que atuam na etapa de responsabilização, a primeira verificando a origem e causa do incêndio e a segunda aplicando sanções penais e administrativas. E também a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), que atua na fase de prevenção oferecendo cursos de capacitação, alertas e orientações aos produtores rurais.

Veja Mais

Matança em Peixoto: família deve responder por associação criminosa

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 17h 41min


Morar próximo de áreas verdes reduz o risco de ansiedade e depressão

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 14h 05min


Chega ao mercado novo dosador de semente graúda

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 13h 04min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024