Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Abril de 2024

Noticias

MEIO AMBIENTE: AL deve votar PL que busca isenção de reposição florestal de lenha

Projeto de lei complementar é de autoria do deputado Dilmar Dal’Bosco

05 de Setembro de 2019 as 06h 00min

Intenção é votar o projeto o quanto antes – Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AMLT) deve votar um projeto de lei complementar do deputado Dilmar Dal’Bosco (DEM), que visa modificar uma lei florestal de Mato Grosso, para garantir a isenção da reposição florestal aos produtores rurais que, na exploração florestal, obtiverem lenha como resíduo. A assessoria do deputado afirmou que a intenção é votar o quanto antes, dependendo apenas do presidente da AL a colocação em pauta.

O projeto de lei complementar teve como relator o deputado Silvio Fávero (PSL), que opinou pela rejeição da proposta. Fávero, em sua manifestação, cita que o projeto visa modificar a lei complementar nº 233 de dezembro de 2005, que trata sobre a política florestal do Estado de Mato Grosso e dá outras providências.

Dilmar busca adequar a legislação estadual com o Código Florestal no tocante à isenção da reposição florestal de matéria-prima não madeireira. Para o deputado, lenha seria considerada matéria-prima não madeireira e deveria ser incluída na isenção.

“Tendo em vista que a lenha não pode ser processada em materiais como ‘tábua, prancha, forro’ ou em outro subproduto de madeiras em Tora, ela enquadra-se em matéria prima não madeireira e, portanto, não é devida a exigência da reposição florestal desta matéria prima proveniente do plano de exploração florestal”, disse.

Ainda segundo Dilmar, cada hectare desmatado gera cerca de 300 m³ de lenha, que atualmente são queimados a céu aberto, “devido aos altos custos, gerando um notável impacto ambiental, pois este descarte gera poluição”.

“A alteração aumentará a arrecadação dos cofres públicos, além de fomentar o comércio, gerando de empregos, por meio de um desenvolvimento sustentável, uma vez que a lenha pode ser aplicada de diversas formas, inclusive como fonte de energia”, argumentou ainda.

O deputado Silvio Fávero cita que, além da isenção da reposição florestal, o projeto visa conceder ao proprietário rural, quando ele desejar o cancelamento do Termo de Responsabilidade de Averbação de Floresta Manejada averbado na matrícula do seu imóvel, que a taxa seja de até 0,10 UPF/MT por estéreo de lenha que não receber destinação comercial, e isenção da taxa para os estéreos de lenha para fins comerciais.

O relator então menciona que a primeira vez que a reposição florestal foi regulamentada foi em 1965, com o Código Florestal, que já estabelecia normas e técnicas para a condução, exploração, reposição florestal e manejo.

Ele ainda cita o artigo 20, que estabelece que empresas industriais que, por sua natureza, consumirem grandes quantidades de matéria prima florestal serão obrigadas a manter, dentro de um raio em que a exploração e o transporte sejam julgados econômicos, um serviço organizado, que assegure o plantio de novas áreas.

Veja Mais

Nova tecnologia produtiva melhora desempenho da pecuária de cria

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 09h 33min


Sicredi investe mais de R$ 390 mi em ações sociais

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 08h 31min


Argentina Crucianelli traz plantadeiras autotransportáveis

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 07h 29min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024